Você consegue enxergar o mundo além do seu próprio umbigo?

*Por Ana Floripes - Professora


“O SEM VISÃO”



Nunez, um camponês que numa escalada perigosa, ao separar-se de seus companheiros de caravana, caiu de uma montanha e descobriu o Vale dos Cegos. Lembrando-se do dito popular “Em terra de cego quem tem um olho é rei”, aspirou governar o Vale. Descobriu porém que isso não era tão fácil quanto ele esperava e que sua visão não era sempre uma vantagem. Quando foi encontrado por três homens do Vale, eles tentaram descobrir quem era aquela estranha criatura.

“Vamos levá-lo para os mais velhos”, disse Pedro.

“Grite primeiro”, disse Correa: “Se não poderemos assustar as crianças”. Assim eles gritaram, e Pedro foi na frente e pegou Nunez pela mão, para guiá-lo para as casas. Ele puxou sua mão e disse: “Eu posso ver”.

“Ver”? disse Correa: “Sim, ver”. Disse Nunez, virando-se em direção a ele e tropeçando.

“Seus sentidos são ainda imperfeitos” disse o terceiro cego: “Ele tropeça e diz palavras sem sentido. Guie-o pela mão”.

“Como você quiser”, disse Nunez e deixou-se guiar rindo.

Parecia que eles nada sabiam de visão.

Nunez começou a perceber que muito da imaginação dos cegos havia desaparecido sem a sua visão e eles haviam feito para si um novo mundo onde predominava a sensibilidade do ouvido e do tato. Lentamente, Nunez percebeu que ele estava errado em esperar que as pessoas ficassem impressionadas com a sua origem e habilidades. Eles pensavam que ele fosse um novo ser e eram incapazes de entender suas sensações. E assim, após entender que não aceitariam suas explanações sobre a visão, ele tornou-se quieto e começou a ouvir o que tinham para lhe dizer. ... E chegou o dia em que Nunez apaixonou-se por Medina e queria casar-se com ela. O pai, yacobs solicitou uma reunião dos mais velhos para decidirem o que fazer. Eles estranhavam muito as falas e comportamentos de Nunez. Após um tempo de discussão o velho Yacobs comentou: “Algum dia ele estará tão são como nós”. A vontade de curá-lo de suas peculiaridades permanecia.

Após algum tempo, um dos velhos, o grande médico entre eles, expôs sua ideia criativa:

“Eu examinei Bogodá” (como eles o chamavam) “e o caso é claro para mim”, disse. Penso que muito provavelmente ele deverá ficar curado”.

“Isso é o que eu sempre desejei”, disse o velho Yacobs.

“Sua mente está afetada”, disse o doutor cego.

Os mais velhos concordaram, murmurando “bem, o que o afeta”?

“AHM”? disse o velho Yacobs.

“Isto”, disse o doutor, respondendo à pergunta. “Estas coisas esquisitas chamadas olhos e que existem para fazer uma agradável e macia depressão na face – estão doentes. Isto está afetando sua mente. Seus olhos são muito grandes e seus cílios e pálpebras movem-se. Assim sua mente está sendo prejudicada”.

“É”, disse o velho Yacobs “, é isso”.

“E eu penso que, para curá-lo completamente, nós precisamos fazer uma operação fácil – para remover esses olhos”.

“E então ele ficará são”?

“Sim, ele ficará perfeitamente são, e se tornará um excelente cidadão”.

“Graças a Deus, pela ciência”, disse o velho Yacobs, e foi contar a Nunez suas pretensões. Do livro – “The Country of Blind”


Você sabia que desde 1961, no dia 13 de dezembro, comemoramos no país o Dia Nacional do Cego? Trata-se de um dia para mobilizar a sociedade para questões importantes como o preconceito e a discriminação que existem em relação às pessoas com deficiência visual.

É importante lembrar que essas pessoas se escolarizam, produzem, são cidadãs capazes e ativas na sociedade, cabendo a todos nós, juntos, a construção de um mundo mais acessível e inclusivo.

Vale a pena assistir: "Já parou para pensar ... Uma forma diferente de enxergar o mundo!"


https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=U7H19dLYqA8


Fonte da imagem:

https://dropsdocotidiano.com/2019/06/12/voce-consegue-enxergar-o-mundo-alem-do-seu-proprio-umbigo/


132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco