XCM_Manual_1111779_Prime_Day_Animation_with_Static_REQUEST_640x300_Prime_DES17-Hero-4-gif.gif
200.gif
gear-patrol-primeday-lead.gif

VEXAME! SEED PARANÁ GASTA 13 MILHÕES E CANCELA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Por: Redação BN


Avaliação Diagnóstica do Paraná deixa milhares de Estudantes (em todas as regionais de educação do estado) sem Aula e sem acesso ao sistema de internet onde o questionário estaria disponível.


Nesta 4ªfeira 9/6, a SEED Paraná agendou a todos os estudantes de todas as escolas estaduais do Paraná uma avaliação diagnóstica para testar os conhecimentos em linguagem e raciocínio lógico. Para isso, disponibilizou no sistema de aulas EaD um link que dá acesso aos formulários da avaliação, segue abaixo:


https://avaliacaoemonitoramentoparana.caeddigital.net/#!/login?redirect=app.minhaPagina&type=google


Entretanto, com aproximadamente 800 mil alunos tentando acesso ao mesmo tempo na manhã de hoje, os servidores sobrecarregaram e não aguentara a alta demanda de acessos.

Muitos estudantes tentaram por várias horas acessar o sistema online e não conseguiram...


Como justificativa a Seed encaminhou recado aos NREs e diretores para realizar a atividade diagnóstica no contraturno ou até esta 6ªfeira 11/6. Será que teremos mais um congestionamento a tarde? Ou nos próximos 2 dias?

A mensagem se repete por horas e várias tentativas


Como a juventude está cada dia mais conectada, twiter, instagram e facebook estão repletos de "memes" e reclamações.


Em tempo, como mostra Portal da Transparência do Paraná, a SEED contratou a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG) por R$13 465 530, 69 (Treze milhões quatrocentos e sessenta e cinco mil quinhentos e trinta Reais e sessenta e nove centavos) para prestação de serviço especializado em avaliação educacional em larga escala para operacionalização dos procedimentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná - SAEP, por meio de

dispensa de licitação no período de 30/09/2019 a 30/09/2021...


Tentativas em vão, os alunos recebem avisos para entrar na plataforma e realizar as provas a partir das 13:30 hrs de 09/06/21, pois o problema de acesso teria sido identificado e já solucionado, então se deparam com a seguinte mensagem... tentar em 10/06/21...


Quem sabe em 10/06/21 os estudantes tenham mais sorte...

Na realidade talvez seria necessário mais 13 milhões de investimento, assim quem sabe poderia realmente funcionar esse serviço.


Recebemos relatos nesta coluna, de alguns pais e alunos que ficam "bravos" com as inúmeras tentativas de acesso para a realização dessa avaliação:



Situação de tentativas de uma aluna do Sexto ano de uma escola de Cianorte.


Lançamento no Portal referente ao Serviço contratado, veja PDF a seguir:


relatorio_contratos
.pdf
Download PDF • 14KB

Em nota divulgada nesta tarde de 09/06/21 - 16:30 hrs. o Secretário Renato Feder avisa as regionais de educação e escolas sobre o cancelamento da Atividade Diagnóstica, o que já era esperado por essa coluna:


"Infelizmente não tivemos avanço com o CAED numa solução viável para hoje e nem para os próximos dias. Por isso decidimos suspender a Atividade Diagnóstica.

Peço desculpas a todos que se esforçaram tanto para que mais essa atividade pudesse acontecer e ajudar nossa educação."


Nos resta saber sobre qual foram os testes realizados e critérios adotados para usar uma plataforma Free como o Google Forms e Classroom linkado ao portal do CAED e com redirecionamento (redirect) para a avaliação, ao custo de 13 milhões??

327 visualizações
banner_anuncie (1).png