Vamos falar sobre dinheiro?

Por Vitor Pallaro Bonilha


E aí, como anda a sua relação com o dinheiro? Você costuma conversar sobre este assunto com amigos, familiares e colegas de trabalho ou prefere ser mais reservado e não tocar no assunto?


Não é segredo para ninguém que é através do dinheiro que as pessoas conseguem conquistar alguns objetivos, como por exemplo a compra de um novo carro, o sonho da casa própria, aquela viagem para a praia no reveillon não é mesmo? Mas será que ele é tudo em nossa vida?


Através de educação financeira é que se torna possível ter uma relação mais consciente sobre nós e o dinheiro, deixando claro qual é o papel dele em nossa vida e de que forma iremos gastar e investir aquilo que ganhamos.


Infelizmente as pesquisas apontam que uma grande maioria dos brasileiros não tiveram acesso a aulas ou cursos sobre educação financeira durante a infância (apenas 21% tiveram acesso segundo pesquisa IBOPE)¹ e o reflexo disso é apontado pela pesquisa SPC Brasil que afirma que 45% dos brasileiros não tem um efetivo controle sobre suas contas pessoais².


Ter uma educação financeira não significa necessariamente ter a capacidade de poupar (investir) um % dos rendimentos, vai muito além disso. A educação financeira permite que as pessoas controlem sua vida financeira como um todo, desde apurar o quanto ganha até identificar para onde está indo o dinheiro, fazer orçamentos, planejamentos de curto, médio e longo prazo. Ela proporciona noções básicas (ou até mais avançadas) sobre assuntos como orçamento familiar, tipos de investimento, taxas de juros, modalidades de empréstimos dentre outros.


A minha intenção é nos próximos temas conversamos sobre a importância de se ter um orçamento pessoal e familiar, planejamentos de curto médio e longo prazo, vantagens e desvantagens do uso cartão de crédito, previdência privada dentre tantos outros assuntos do nosso dia a dia. Dessa forma, deixe nos comentários sua sugestão de matéria. Para encerrar gostaria de deixar uma reflexão: é mais importante o quanto você ganha ou o que você está fazendo com o dinheiro que você ganha?


Nota 1: https://6minutos.uol.com.br/minhas-financas/so-21-dos-brasileiros-tiverameducacao-financeira-na-infancia-aponta-pesquisa-ibope-c6-bank/


Nota 2: https://site.cndl.org.br/45-dos-brasileiros-nao-controlam-as-proprias-financas-mostrapesquisa-sobre-educacao-financeira-do-spc-brasil-ecndl/#:~:text=A%20pesquisa%20ainda%20revela%20que,entre%2035%20e%2049%20anos.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco