BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

Vídeo dá voz ao Rio Ligeiro, que pede socorro

Atualizado: Jun 10

Por: Aida Franco de LimaProfª. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica, Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial; Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais;Técnica em Vestuário; Escritora da Série: Guardador de Palavras da Gabi.

Vídeo sintetiza beleza do Rio Ligeiro, ameaçado por hidrelétricas em seu leito


Atualização 10 de junho de 2021: Leia e apoie o abaixo-assinado em prol do rios do Paraná


No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Movimento Rios Vivos - Paraná, lança vídeo em defesa do Rio Ligeiro. Chama a atenção da sociedade para suas belezas naturais e o risco de o mesmo ser afetado por conta de projetos que, se implantados, devem impactar significativamente a região noroeste do Paraná.

De acordo com release divulgado em 2014 pela Prefeitura de Cianorte, desde 2012 "o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) recebe pedidos de liberação para a realização de estudos técnicos sobre a implantação de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Ligeiro, nos territórios dos municípios de Cianorte e Jussara."


Trecho do Rio Ligeiro, é um convite ao ecoturismo. Se implementado de modo correto pode movimentar a economia de toda a região (Foto: Anderson Theodoro)


Tais empreendimentos dependem de um longo processo burocrático e estudos técnicos para sua liberação, mas o que mais incomoda a quem deseja implantá-los é mesmo a POPULAÇÃO. Não interessa a quem deseja construir as 'PCHs' (Pequenas Centrais Hidrelétricas) ou as 'CGHs' (Centrais Geradoras Hidrelétricas), que a comunidade seja alertada e que ela mobilize-se para evitar que as áreas do entorno sejam comprometidas.

E a grande promessa para seduzir a população, para que aceite passivamente tais empreendimentos é sempre a mesma: evitar apagão de energia e geração de empregos. Balela. Ao fim dos empreendimentos, sobra destruição ambiental e uma fila de desempregados, muitos de fora da região atraídos pela possibilidade de um emprego temporário.


Uma das empresas interessadas em usar o Rio Ligeiro para extrair energia


Portanto, no Dia Mundial do Meio Ambiente, em vez de comemorar o que a natureza proporciona, a sociedade está mobilizando-se para salvar o pouco que resta.

Os reflexos estão aí, nas torneiras secas, na ameaça de crise hídrica no sul do Brasil, na conta de energia cada vez mais alta e no desequilíbrio ambiental de modo geral. Precisamos sim de energia, mas de energias sustentáveis. Energias que para ligarmos um chuveiro, não tenhamos que condenar toda a biodiversidade. A energia da força das águas é apenas uma entre outras. E se temos outras possibilidades, devemos aproveitá-las, pesquisá-las e incentivá-las. Empreste sua voz ao Rio, ele que faz tanto por nós, precisa de nosso cuidado.


Florestas, terras agricultáveis, pequenas propriedades sofrerão impacto irreversível se as águas do Rio Ligeiro sofrerem ainda mais com a intervenção humana (Foto: Anderson Theodoro)



SOS RIO LIGEIRO


Sou o Rio Ligeiro.

Ligeiro no nome, sem pressa para você contemplar;

Sou o Rio Ligeiro.

Minhas águas saciam as florestas, a vida aquática, os animais que vivem na terra e voam pelos céus.

Minhas águas saciam a sede do homem, por água.

Minhas águas refrescam a sede dos olhos do homem, por belezas.

Sou o Rio Ligeiro, e ligeiro que sou, tenho pressa.

Tenho pressa para ser salvo!

Estou sendo ameaçado...

Corro o risco de ter minha rota desviada.

Cachoeiras e quedas submersas.

E o meu arredor, e toda a vida que o pertence, afogada!

Ligeiro que sou, preciso de seu socorro!

Preciso seguir o meu curso livremente.

Querem transformar a força de minhas águas em energia elétrica.

Não sou contra o progresso, mas sou a favor de minha vida, da vida de quem depende de mim.

Busquem outras fontes de energia.

Usem a inteligência e a tecnologia a favor da vida e não de minha destruição!

Me deixem seguir meu curso e, ainda assim, continuarei aqui...

Seguindo meu caminho, ligeiro em continuar levando a vida por onde eu passar.

Preciso de seu socorro, urgente, ligeiro!

#riosvivos

#usinasnão

211859501_127144129544684_431378400865136191_n.jpg

Venha viver uma experiência em meio à natureza, no maior complexo de águas quentes do sul em um final de semana inesquecível com Bruno & Marrone e Guilherme & Santiago! Infos e Reservas @coralviagens ☎️ 44 - 3037-6353 📲 44 - 99900-5789 / 9994306355

banner_anuncie (1).png