SPORT CLUBE DO RECIFE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

Atualizado: 8 de Dez de 2020

SPORT RECIFE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987





Até hoje existe muita gente que acredita na mentira contada pela mídia que puxava a sardinha para o lado do Flamengo.


A imprensa plantou e tornou quase verdade duas mentiras: a primeira é que o Módulo Amarelo era a Segunda Divisão, e a segunda é que o cruzamento dos módulos foi decidido depois de iniciado o Campeonato Brasileiro de 1.987.


Hoje, considerando tanta mentira que a imprensa fala sobre o coitado do presidente Bolsonaro é fácil de entender o que se passou.


Eu, que acompanhava o futebol naquela época, vivenciei tudo e posso testemunhar tranquilamente o que aconteceu.


A CBF e uma Rede de TV que é um lixo, e vocês a conhecem bem, queriam que o Campeonato Brasileiro ficasse só com 16 clubes.


Então, para viabilizar a exclusão de grande parte dos clubes da Série A, cabeças pensantes decidiram fazer dois Módulos – o Amarelo, com os renegados, e o Verde – que foi batizado de Copa União - com o pessoal do Alto Clero.


Naquele ano foi criado o Clube dos 13 – composto pelos 13 mais fortes, incluindo ainda o Bahia, o Coritiba e o Goiás, justamente para legitimar o golpe nos times menores.


E o campeonato foi dado a sua largada, com todo mundo sabendo que no final os campeões dos módulos fariam a final do Campeonato Brasileiro.


Afinal, essa oportunidade única, foi o engodo usado pela CBF e pelo Clube dos 13 para convencer os times menores a aceitar disputarem um módulo com menos apelo popular. Não seria grande coisa no aspecto econômico, mas seria uma chance única de disputar o título brasileiro e até a Libertadores.


Mas para surpresa geral quando o Sport ganhou o Módulo Amarelo e o Flamengo foi campeão do Módulo Verde – a Copa União – o Flamengo se negou a disputar a final do campeonato como tivera sido convencionado em regulamento antes dele, julgando-se, ele Flamengo, não só campeão do Módulo Verde, como campeão do próprio Campeonato Brasileiro de 1.987.


Foi a maior imbecilidade que vi na minha vida: o Flamengo tinha time para ganhar do Sport Recife com um pé nas costas, e além do que ganharia dinheiro enchendo o Maracanã no seu jogo de mandante.


Mas, sabe-se lá porque, o Flamengo resolveu ignorar o regulamento e passar a perna no coitado do Sport Recife...


A grande imprensa no início ficou dividida, depois passou a apoiar o lado mais forte, o do rubro-negro da Gávea.


Acontece que toda mentira tem perna curta.


E o regulamento que foi assinado, tudo que foi noticiado no início pela imprensa?


E tinha também, um fato que era indiscutível: ora, se o Flamengo sustentava que o Módulo Amarelo era a Segunda Divisão então como explicar que o Guarani, que perdeu a final do Módulo Amarelo para o Sport daquele ano de 1987, ele Guarani tinha sido o Vice-Campeão Brasileiro de 1.986, naquela final eletrizante, nos pênaltis, contra o São Paulo, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, depois de 3x3 no tempo normal?


Para ser vencedora a tese do Flamengo como explicar que um time Vice-Campeão de um campeonato teria sido rebaixado no campeonato do próximo ano?


A questão do Flamengo era tão sem fundamento que ele perdeu a causa em todas as instâncias, inclusive no STF, por fim.


O tempo, e principalmente a verdade, garantiram ao Sport Clube do Recife o justo título de Campeão Brasileiro de 1.987!












19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco