Cianorte pede oxigênio para Santa Casa de Campo Mourão

Atualizado: Mar 7

Aida Franco de Lima – Professora universitária. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial (UEPG - PR); Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais (SENAC - EMBRATUR);Técnica em Vestuário (CEEP - PR); escritora (Série: Guardador de Palavras da Gabi).

Cianorte pede emprestado cilindros de oxigênio à cidades vizinhas para atender alta demanda de pacientes com Covid-19 (Foto:Divulgação)



ATUALIZAÇÃO: Vereador e socorrista do Samu, Afonso Lima, faz relato uma semana após caos na UPA de Cianorte, pelo alto consumo de oxigênio. (18:36 de 07-03-2021 )




Atualização: Prefeito e vereador socorrista do Samu destacam o problema com oxigênio em Cianorte. (15:23 de 01-03-21)


Atualização: 03 pacientes de Cianorte, sendo eles uma mulher e dois homens, todos acima de 60 anos, foram internados nessa noite no Pronto Socorro Respiratório do HUM (Hospital Universitário de Maringá). Um dos homens, foi direto para a Sala de Emergência, uma espécie de UTI. (23:20 horas)


Atualização: Maringá deve receber ainda hoje, no mínimo, 3 pacientes de Cianorte. (19:02 horas)


Atualização: Terra Boa e Araruna também enviaram cilindros de oxigênio para Cianorte. (16:18 horas)


Cianorte pediu ajuda para a Santa Casa de Campo Mourão, informação essa confirmada pela coordenadora, Lucinea Marques de Souza Scheffer, em busca de oxigênio para atender a alta demanda de pacientes de Covid-19. Campo Mourão enviou emprestados dois cilindros, até o momento, pois o estoque na UPA Cianorte era suficiente somente até as 15 horas. “Cada cilindro emprestado, dá rendimento de 20h com um paciente em catéter nasal até 3 litros”, segundo Lucinea Marques.


Normalmente há uma empresa própria que fornece oxigênio para a UPA. Mas, na madrugada desse domingo (28) o fornecedor foi acionado às pressas, pois o oxigênio chegou a acabar na UPA de Cianorte. A situação é muito crítica, a população precisa se conscientizar, pois os próximo dias serão assustadores. O fornecedor estaria apto a voltar a abastecer já nessa segunda (29), mas mais uma vez, é importante lembrar que demanda é crescente em todo o País.


Lockdown 'parcial'


Cianorte não está totalmente fechada como prevê o decreto de número 6.983/2021, que entrou em vigor na 0h deste sábado (27) e tem validade até as 5 horas do dia 08 de março, algo similar a um 'lockdown'. No citado Decreto, deverá funcionar somente atividades essenciais, porém, parte o comércio varejista funcionará com 50% da taxa de ocupação, com a Prefeitura realizando rígida fiscalização.


Em post, a Prefeitura de Cianorte pede à população que denuncie quem não estejam cumprindo as regras vigentes, em torno do combate à Covid-19. (Fonte: Redes Sociais)


Mas, a Cidade tem sido alvo de muitas críticas dos prefeitos da região.


“Nesse momento não tem leitos de UTI em nossa Região. Cianorte é o pior de todos. Cianorte tinha que fechar, tinha que ser o primeiro a fechar, para poupar os números de Covid de Cianorte, diminuir a curva e liberar leito de enfermaria e UTI, pois não tem nenhuma em Cianorte . Os pacientes estão indo para Ubiratã. Hoje a solução seria todo mundo ficar em casa. 95% dos leitos estão comprometidos no Paraná inteiro. Não consegue vagas em lugar algum. Sou médico. Vidas não tem dinheiro...”, ressaltou Alexandre Giuliangelli, vice-prefeito de Rondon.


Em post no Facebook internauta relata a internação de irmão, de Cianorte, em Ubiratã. E ainda há quem duvide do sério problema que estamos vivenciando. (Fonte: Print Facebook)



O prefeito de Maringá, Ulissses Maya, postou nessa tarde, em seu Facebook, a decisão de que não receberiam pacientes de cidades que estejam com atividades não essenciais liberadas.


Print da página pessoal do prefeito de Maringá, Ulisses Maya, puxando a orelha de municípios que não atendam ao Decreto sobre medidas restritivas para controlar a Covid-19 (Foto: Divulgação)



Na noite de ontem (27) a saúde de Cianorte entrou em sinal de alerta, obrigando as autoridades de saúde a reabrirem o hospital de campanha, que normalmente é fechado aos finais de semana, pois a UPA não deu conta do alto índice de atendimentos. Leia mais aqui, https://www.bisbinoticias.com.br/post/covid-situa%C3%A7%C3%A3o-grav%C3%ADssima-em-cianorte-n%C3%A3o-h%C3%A1-mais-vagas-na-upa


Se quiser ler mais sobre esse assunto, inclusive sob outro viés, em outro veículo também com credibilidade, com conteúdo assinado por jornalista profissional, clique aqui: "Campo Mourão empresta oxigênio para Cianorte, que mantém comércio aberto e até liberou jogo do Paranaense"



3,121 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco