BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

#RESPECTRO

Atualizado: Mar 16

Por Ana Floripes - Professora



Fonte: https://br.freepik.com/vetores-premium/cartaz-de-consciencia-de-autismo-com-pecas-de-quebra-cabeca-solidariedade_1904466.htm


A ONU (Organização das Nações Unidas), no final do ano de 2007, definiu 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


O tema “Autismo: respeito para todo o espectro”, 2020 e 2021, foi unificado para o Brasil. Em razão do tempo extremamente difícil que estamos passando, relacionado à pandemia da Covid-19, o tema não será divulgado na mídia com destaque.


O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que acomete muitas pessoas no Mundo todo. A palavra Autismo tem origem grega – auro e significa “auto”. Foi em meados de 1910 que o psiquiatra suíço Eugen Bleuler (1857-1939) empregou o termo pensamento autístico, para descrever um comportamento e uma tendência de seus pacientes de desconectar-se das interações sociais e se relacionar consigo mesmos.


Quanto ao número de casos de TEA na população, o relatório norte americano do Centers for Disease Control and Prevention/USA (2020) indica em seus últimos dados, ano de 2016, que uma a cada 54 crianças, nasce com o referido transtorno.


As estatísticas também indicam que é quatro vezes mais comuns em meninos que meninas e está presente em todos os grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. As pesquisas nessa área ainda são insólitas, mas podemos dizer que há um número grande de pessoas sem diagnósticos, inclusive relacionado ao sexo feminino.


A tríade de sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA): dificuldades nas áreas social, linguagem e comportamental. Trata-se de um Transtorno do neurodesenvolvimento acompanhado por comorbidades, entre elas: TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, apraxias, etc. Ou seja, no espectro, há uma enorme variabilidade em termos de comportamento, cognição e desenvolvimento motor.


Geralmente o autismo é representado por peças de quebra cabeça. A cor azul caracteriza a maior incidência de casos no sexo masculino. Contudo, sabe-se que, após estudos e o aumento de profissionais preparados para realizar o diagnóstico com protocolo seguro, houve o acréscimo de diagnósticos de meninas e também há suspeitas de outras que, nem sequer foram identificadas por profissionais da educação e saúde. Ademais, muitas delas, são tratadas apenas as comorbidades, isto é, os sintomas.


Em suma, a peça de quebra cabeça, representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA. O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks. O símbolo é utilizado para passar a ideia de que ainda é preciso avançar muito por meio da Ciência quanto a compreensão dos comportamentos das pessoas com o TEA. A “cura” para o autismo é a peça que falta. A fita de conscientização é utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia. Ela foi adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo, representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.


“Se olharmos apenas para cada um dos sintomas envolvidos, incorremos no erro de avaliarmos, de maneira parcial, o conjunto que a obra representa. Mas, se tratarmos e cuidarmos corretamente desse indivíduo, o jogo de quebra-cabeça é montado e podemos nos surpreender com resultado obtido. A tarefa de montar um quebra-cabeça, pode ser nada fácil para muitos de nós, buscamos peça a peça e tentamos encaixá-las, cuidadosamente, a fim de que pequenos fragmentos, que, aparentemente não têm lógica, possam transformar em uma bela paisagem". (SILVA; GAIATO; REVELES, 2012, P.12)

A Revista Autismo fará seu 2º “Congresso online”, no dia 02 de abril de 2021, pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o apoio de diversos Palestrantes de renome, pessoas com TEA, familiares e especialistas. Serão mais de 20 palestras, com a participação especial de Mauricio de Sousa e Marina, entre outros palestrantes: psicólogos, médicos, cientistas, etc...


Inscrições gratuitas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSC-jt36mZ5IdBjENta38bykfkVSNVNzXKseiSUKqUXw2hVg/viewform


A pedido da Revista Autismo, o Instituto Mauricio de Sousa produziu uma tirinha especial para o Dia 02 de abril:




Fonte: https://unitea.com.br/blog-interna/voce-sabe-o-significado-da-fita-do-autismo


Revista Autismo:

https://www.revistaautismo.com.br/noticia/revista-autismo-fara-seu-2o-congresso-online-pelo-dia-mundial/


#RESPECTRO ="RESPEITO+ESPECTRO"

Autismo: não espere, aja logo!


Referências

SILVA, A. B. B; GAIATO, M. B; REVELES, L. T. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.


211859501_127144129544684_431378400865136191_n.jpg

Venha viver uma experiência em meio à natureza, no maior complexo de águas quentes do sul em um final de semana inesquecível com Bruno & Marrone e Guilherme & Santiago! Infos e Reservas @coralviagens ☎️ 44 - 3037-6353 📲 44 - 99900-5789 / 9994306355

banner_anuncie (1).png