Reforma política para proteger os grandes.

Por Walber Guimarães Junior, engenheiro e diretor da CIA FM.


Honestamente, acredito que boa parte da população ficaria feliz com ações simples e objetivas para uma rápida e eficiente reforma política; bastaria, por exemplo, reduzir o número de reeleições para o legislativo e impedi-las no Executivo, exceto para os atuais já que, quando foram eleitos, a regra já lhes concedeu este direito.

Mas, você sabe perfeitamente, a reforma será feita pelos atuais deputados e, naturalmente, eles aprovarão regras que os protejam e, porque são maioria, sejam favoráveis às grandes legendas.

Tradução; preparem-se, é provável que em 22 o voto atenda ao sistema distritão. Isto é, cada estado é transformado em um grande distrito e, independente de legenda, são eleitos os 54 mais votados para estadual e os 30 mais votados para estadual, no caso paranaense.

Favorece os atuais deputados porque dispõem de recursos, muito mais acessíveis a eles que aos novatos, porque tem mais visibilidade, por conta do mandato, e muito mais acesso aos poderes, governadores e prefeitos que estão sempre precisando de deputados. Pra perder, o deputado terá que se esforçar muito.

É também excelente para as grandes legendas, principalmente as que estejam no comando do Estado. Logicamente, acomodado nas legendas maiores, as chances são muito maiores e, desta forma, partidos ideológicos terão menos representantes. Com fato positivo, partidos fisiológicos também serão penalizados.

Outro agravante; a concentração de eleitos estará nos centros mais densos eleitorais em detrimento às cidades pequenas e médias.

Objetivamente, quase anula as possibilidades de eleição de federal em regiões com poucos votos com Cianorte e, caso a cidade se submeta aos interesses das legendas, lançando mais de quatro candidatos a estadual, dificilmente estaremos representados na Assembléia.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco