Rascunho Político Paraná 2022


Com a euforia e tensões do início das vacinações e falta de doses suficientes para acelerar e vencer definitivamente a pandemia, as Eleições 2022 para deputados, senadores, governadores e presidente já se desenham e se articulam nos bastidores. Há semanas abordamos o rascunho político do Brasil em 2022, agora é hora de olhar o Paraná.

Conforme as eleições municipais se cristalizaram em 2020, o partido ao qual o governador Carlos Massa (Ratinho Jr) está vinculado é o PSD que só no Paraná ganhou 129 prefeitos equivalente a 1/3 ou 32% de todas as 399 prefeituras. Trata-se de um crescimento de +358% comparado a 2016. PSD elegeu também 658 vereadores no Paraná equivalente a 17% de todas as 3869 cadeiras legislativas nas câmaras legislativas dos 399 municípios paranaenses, somando 12% dos votos (677mil) e se destacando com 60% mais votos que o 2º lugar (MDB com 7%).

Nestes termos, se Carlos Massa (Ratinho Jr) buscar a natural candidatura a Reeleição ao governo do Paraná, terá o maior apoio político da história. Claro que ter prefeitos e vereadores do mesmo partido não significa apoio espontâneo, mas é!

Em disputa ao "abundante" Carlos Massa, temos Roberto Requião, político tradicional e experiente do MDB do Paraná, já foi vereador, prefeito, deputado, governador e senador pelo Estado. Outrora cotado a ser candidato à presidência, hoje Requião é um pré candidato assumido a disputar o governo do Paraná com Carlos Massa.

Em matemática política, devido a cláusula de barreira que impõem nas eleições de 2022 um patamar mínimo de 2% dos votos válidos em deputados federais distribuidos no mínimo em 9 Estados do Brasil para que os partidos políticos tenham acesso proporcional ao Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamento de Campanha, muitos dos mais de 33 partidos vão lançar candidatos próprios para alavancar os seus candidatos a deputados e assim tentar alcançar o mínimo de votos para manutenção econômica do partido. A exemplo, se tomarmos por base as eleições municipais de 2020, 16 partidos ficariam abaixo do patamar eleitoral mínimo como mostra a tabela ao lado.

Assim como as eleições municipais tiveram recordes de candidatos a prefeitos e vereadores, as eleiçôes de 2022 tendem a ter muitos candidatos a deputados e governadores.

@profsta ♻️ #profsta

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco