ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

PREFEITURA DE CIANORTE INICIA PROCESSO DE GEORREFERENCIAMENTO

Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas

A ideia é utilizar a tecnologia para a integração de dados e planejamento de políticas públicas


Cianorte está crescendo e a responsabilidade de um desenvolvimento sustentável, prevendo e solucionando problemas, aumenta na mesma proporção. Pensando na necessidade de se ter uma cidade inteligente, utilizando a tecnologia para a integração de dados e planejamento das ações, a Prefeitura Municipal contratou, por meio de processo licitatório, uma empresa especializada para a execução do seu georreferenciamento. Na última terça-feira (16), o prefeito Marco Franzato, juntamente com a equipe envolvida na implantação do sistema, reuniu-se com o representante da DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA – EPP, de Londrina, para tratar do início dos trabalhos e conhecer os procedimentos que a empresa adotará.


“Este é um processo que estou acompanhando de perto, por entender a importância da integração de dados de várias áreas em um único sistema. Acreditamos que o georreferenciamento possibilitará que atuemos de forma planejada e inovadora. Poderemos utilizar tecnologias para solucionar problemas, criar oportunidades e oferecer serviços com eficiência. Por isso, solicitei à empresa vencedora da licitação e aos técnicos envolvidos que tratem o georreferenciamento como uma prioridade”, explicou o prefeito.


Entre os serviços contratados estão a cobertura aerofotogramétrica e levantamento fotográfico terrestre multidirecional (360°) de todos os logradouros, ambos do perímetro urbano e rural; a atualização e vetorização das bases cartográficas urbana e rural; estruturação e atualização do Cadastro Técnico Municipal (CTM), incluindo foto de fachada das edificações, visita in loco e reclassificação do padrão construtivo; elaboração da nova Planta Genérica de Valores Urbana e implementação de nova metodologia de avaliação; elaboração da nova Planta Genérica de Valores Rural; customização e implantação de Plataforma de Gestão na Web com integração com Banco de Dados Espacial e Sistema Mobile para gestão.


“O georreferenciamento afeta praticamente todos os cidadãos, uma vez que as informações levantadas poderão ajudar a encontrar soluções eficientes para questões ligadas ao meio ambiente, saneamento, urbanismo, transporte, habitação, gestão pública, entre outros”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço.


“O modelo adotado em Cianorte permitirá o levantamento das áreas rurais. Teremos um retrato fiel de nossas estradas, rios e também uma análise multitemporal do uso do solo, nos possibilitando acompanhar as culturas produzidas na cidade”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.


A secretária municipal de Fazenda, Andréia Donadon Fernandes Neto, destacou que, “após a conclusão dos trabalhos, o sistema será disponibilizado aos munícipes. Ele permitirá uma maior agilidade no atendimento às demandas do contribuinte, como as consultas aos cadastros imobiliários e consultas de viabilidade para abertura de empresas, entre outras facilidades”.


Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
193571704_1302887140109724_1950007704887399431_n.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.