top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Parabéns Secretaria de Saúde de Cianorte! Atendimento para testes de Covid - Exemplar!

Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos


Tudo que é bom deve ser dado destaque, sempre!


Fui conferir de perto, na pele como se fala no bom português, e estive na UPA da Zona 4 em Cianorte, mais exatemente na ala de atendimento para testagem do COVID.


Acompanhei todo o processo, deste a chegada na UPA até o atendimento final e liberação, vou relatar passo a passo como é feito e o tempo que levou:


1 - Você chega com sintomas ou desconfiança que poderá estar positivado para o COVID 19. Logo na entrada tem dezenas de pessoas com o mesmo objetivo de fazer a testagem rápida.


2 - Chegando você se dirige até um balcão de pre-atentimento, onde a enfermeira lhe cadastra (no sistema integrado) prontamente para atendimento - não tem demora, chega e já é atendido.


3 - Após cadastro, em questão de 15 a 20 minutos (a demanda é alta de pessoas) você é chamado para uma triagem, em local específico outra enfermeira lhe mede pressão, temperatura e saturação. Pede para que aguarde mais alguns minutos, para passar pelo médico.


4 - Em mais 15 a 20 minutos você é chamado novamente, desta vez para exame com o médico do posto, este lhe faz uma série de perguntas e lhe explica os procedimentos para seu teste e como irá proceder. Como antes, lhe pedem após essa etapa com o médico para aguardar novamente.


5 - Antes de você fazer o exame de teste para Reagente ou Não Reagente ao vírus, uma outra atendente lhe chama e já lhe entrega um KIT tratamento com uma série de medicamentos - veja a seguir.


6 - Passados mais uns 15 minutos pós-médico, você é chamado novamente para uma entrevista com um profissional da saude que preenche uma ficha de controle interno com uma série de perguntas a respeito de suas ultimas atividades, como viagen, contato, doenças crônicas, pega seus dados pessoais e etc... seguem um protocolo afinado e rígido aos controles da saúde.


7 - Feito esse procedimento, mais uns 10 minutos (parte mais rápida), você é chamado para uma sala, onde um outro profissional da saúde lhe aplica o teste antígeno - covid 19. E em mais 15 minutos em média, esta pronto e você recebe o resultado. Caso POSITIVO, o profissional que lhe entrega o resultado, lhe passa toda uma orientação de procedimentos de como você deve tomar os devidos cuidados. Você é liberado.

E caso NEGATIVADO, e se ainda assim tiver alguma dúvia médica, você é reagendado para voltar no outro dia com hora marcada para um segundo teste de contra-prova e confirmação.


A Secretaria de Saúde de Cianorte esta muito alinha com esse procedimento, um trabalho bem articulado e não perde para rede privada de saúde. A população não pode reclamar deste serviço, como disse aqui, eu ví o confirmei "na pele", parabéns para todos os profissionais da saúde de Cianorte, ao Prefeito Marco Franzato e a Secretária Rebeca.


Imagens: Marcio Nolasco


Em uma duração média de 01:30 hrs, você passa por todas as etapas do atendimento, recebe um KIT medicação, composto por vários medicamentos, tem seu documento de teste antígeno, e uma declaração de ciência de isolamento e dos protocolos a serem seguidos caso POSITIVADO. Todos os procedimentos com perfeito atendimento e segurança.




sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page