Os vereadores atuais não te representam



Esse é o primeiro de vários textos onde vou jogar números e vocês interpretem eles da maneira que quiserem. Porém é inegável que há uma grande chance de você não se sentir representado diretamente pelas pessoas que decidirão as leis de sua cidade. E a maioria das pessoas param para pensar sobre essa situação apenas por minutos de 4 em 4 anos. Como os leitores desse site são majoritariamente de Cianorte, apontarei no texto dados visando essa realidade, para o texto ficar de melhor compreensão.

Na última eleição tivemos 43.332 eleitores decidindo entre 174 candidatos ou como foi a decisão de 16.324 pessoas, não escolher nenhum deles. Ou seja, mais de um terço da população votante deixou bem claro que não estão satisfeitos com as opções que lhe foram apresentadas para definir como irão e quanto gastarão o seu dinheiro e o quanto e como tirarão mais de seu bolso através de aumento de impostos e privilégios.

Podemos ir mais a fundo, dos 14 partidos que estavam concorrendo 9 tiveram candidatos eleitos. Presumindo que o eleitor que não teve seu candidato eleito, mas compactuava com as ideias do partido, tivemos 8.216 eleitores insatisfeitos. Somado com o terço do parágrafo anterior, podemos notar que mais da metade da população não tem os mesmos ideais que as 10 pessoas que decidirão parte do futuro de suas vidas nos próximos 4 anos.

Como já dizia Churchill que ‘a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais formas que têm sido experimentadas ao longo da história’, nos faz refletir então qual medidas deveríamos tomar para que nossa vontade seja mais ouvida pelos oito estreantes e pela veterana Marcia que já está em seu terceiro mandato consecutivo e Dadá que ao fim de seu mandato atual completará 20 anos seguidos como vereador de Cianorte.

Você como leitor dessa coluna, já está um passo na frente de muito eleitor, uma vez que está vindo atrás de se informar, o que a maioria não faz por falta de interesse ou desconhecimento da necessidade de política em sua vida. Então me coloco aqui como uma ponte para que você conheça cada um dos eleitos, trazendo semanalmente a partir de fevereiro um resumo do que aconteceu na sessão da câmara e o quanto antes artigos para que conheça os mandatários e qual maneira de cobrar explicações acerca de qualquer situação. Fiquem atentos, o dinheiro que eles decidem a destinação é o que sai do nosso bolso. Até uma próxima, abraços.

101 visualizações1 comentário

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco