Os desafios para o próximo prefeito.
Por Walber Guimarães Junior, engenheiro civil e diretor da CIA FM.

Ganhar eleições com mais de 60% dos votos é sempre muito agradável. Quando isto coincide com mudança de guarda, a expectativa é ainda maior, gerando muito mais responsabilidades.
É uma transição e, como tudo na vida, a fase inicial é sempre complexa. Tudo precisa ser adaptado, os recursos são limitados, o orçamento projetado pela administração anterior e a nova estrutura organizacional precisa ser implantada. Some-se a isto, a necessidade de medidas iniciais impactantes; corte radical de cargos comissionados, reposição gradual e responsável, alterações funcionais em alguns casos alterando situações com uma década e algumas mudanças de impacto que se tomadas no primeiro mês, sinalizam o novo estilo para a sociedade.
O recado das urnas foi à opção pelo perfil empreendedor, arrojado e vitorioso do Marcão, fruto de seu sucesso na iniciativa privada, mas, todos sabem, no serviço público, por mais determinação que se tenha, o ritmo e os tempos são outros. E talvez este seja o maior desafio.
O novo prefeito que tem extremamente bem desenhado seu projeto e os parâmetros mais significativos da sua gestão tem nisto o seu maior desafio; o ajuste de sua personalidade à política. Dosar seu temperamento, típico de italiano, se adaptar a rotina do serviço público, muitas vezes incoerente para quem tem pressa e, principalmente, entender que, na prefeitura, o jogo é coletivo. Por mais que tenha o cargo e a caneta, quase tudo passa pelo diálogo com os poderes constituídos, com o legislativo, com seu grupo de apoio e com a sociedade.
Diálogo e paciência precisam ser conciliados com a capacidade empreendedora e a pressa do novo prefeito em especial no primeiro semestre porque, a seguir, é possível que o ajuste fino entre seu estilo e a administração pública seja mais suave.
Acredito na sua capacidade e sei também que o sucesso, cujo mérito será essencialmente dele, depende muito da sua equipe.
É possível? Aposto que sim. Importante que ele esteja muito consciente disto e focado como esteve na disputa eleitoral. Se conseguir, o sucesso é mais que provável.