NOSSA CULTURA


Foto: Marcos Alberto Lima Fernandes


Infelizmente o incentivo à cultura, tem sido deixado um pouco de lado nos últimos anos.

São tantos e tantos artistas, que hoje enfrentam horrores para conseguir manter suas famílias, seus compromissos, seu próprio sustento.

É hora de se reinventar.

Conversando com uma jovem de Cianorte que é uma cantora brilhante e compositora de altíssimo nível, Cíntia Santos, que junto com o Palhaço Tico Bonito, tem desenvolvido um projeto maravilhoso pelas ruas dos bairros de nossa Cianorte, levando a arte e a cultura e acima de tudo, presando pelo cuidado com a saúde da população em tempo de pandemia, primando pelo distanciamento.


Segundo Cíntia, a Arte é um dos setores que também foram muito prejudicados no meio da pandemia.

Precisamos de público, de aglomerações, o ser humano necessita de arte”.

Muitos foram os artistas que se reinventaram e se adaptaram ao mundo virtual, para sustentarem suas famílias, mas, segundo ela, o olho no olho continua sendo a forma mais rica e simples de troca e interação com o público.

Perguntada sobre o projeto que está desenvolvendo junto com o palhaço Tico, Cíntia conta que o projeto ARTE DELIVERY foi criado em 2021 com o objetivo de levar arte no portão das pessoas, mantendo o distanciamento, mas sem perder o olho no olho.

“Com a nossa Kombi, Camponesa das Araucárias e nossa carretinha que vira palco, vamos para as ruas de bairros periféricos oferecendo arte e se apresentando para famílias pré-agendadas pelo fone (44) 99941-8781”.


Continuando ela acrescenta:

“O espetáculo acontece no meio da rua mesmo, a uma distância segura, nos apresentando para três ou mais casas, levamos um show musical e um espetáculo de circo/palhaçaria de uma forma adaptada para esse formato”.


A contribuição, é voluntária através do Pix (evitando o contato direto), mas o sorriso e a troca continua sendo a maior recompensa”, finaliza.*