Lojas sem Protocolo e "Vírus da CAXUMBA" em Cianorte

Por: Marcio Nolasco - PMP


Cianorte 10/03/21 - 11:15 hrs.


Fiz questão de sair do escritório e caminhar nesta manhã de 10/03/21 pela Av. Goias em Cianorte, somente para verificar e constatar algo que a muito tempo vem se repetindo, a falta de respeito ao protocolo ao combate do Covid-19, como divulgado pelos órgãos de saúde nacional, estadual e municipal.


O que vemos em poucos metros de caminha pelas ruas são pessoas com surto de CAXUMBA, sim Caxumba, pois estão usando máscara no pescoço, estão aquecendo o mesmo devido ao vírus da Caxumba e para talvez não mostrarem o inchaço nesta região...


Outro detalhe que me chamou a atenção, a grande maioria das lojas (em algumas não encontrei) tem um certo banquinho e sobre o mesmo um vidro ou frasco de Álcool em Gel, outros em Spray líquido, alguns banquinhos com um pequeno cartaz indicando o uso do álcool nas mãos ao entrar no estabelecimento, fato que não segue o protocolo de maneira correta, pois eu mesmo para averiguar estes protocolos, entrei em 4 lojas sem usar o álcool, ou seja, não tem funcionários verificando o cumprimento destes protocolos... pouquíssimas lojas colocaram funcionários observando e fiscalizando isso, o banquinho e o álcool ficam ali num cantinho muitas vezes esquecidos. Em alguns casos, lojas estão com apenas uma entrada aberta, por onde entra-se e sai ao mesmo tempo, criando um ambiente fechado e sem circulação de ar, e nosso amigo álcool gel fica lá no fundo da loja, ou seja, até encontrarmos o mesmo já caminhamos por todo estabelecimento.



Av. Goias em Cianorte, lojas tem o Álcool Gel para uso dos clientes, porém não existe o controle do protocolo para garantir que o cliente entre no estabelecimento e higienize suas mãos.


Um detalhe que me chamou a atenção, é que nas lojas de maior porte, as grandes redes, existem funcionários controlando a entrada da clientela, porém não constatei em NENHUMA delas o uso de medidor de temperatura (como manda o protocolo da saúde), ou seja como vamos saber se um determinado cliente esta com febre e pode ser um possível portador de Covid-19, entrou na loja, tocou em objetos e por ali deixou o vírus!!


É fundamental que os comerciantes e empresários tenham seus estabelecimentos abertos e faturem para sua empresa e para colocarem suas obrigações em dia, o comércio deve SIM ESTAR ABERTO, porém mais que vender e faturar, neste momento é extremamente necessário BOM SENSO e que seja seguido os protocolos de segurança para clientes e funcionários, ou logo logo teremos mais restrições e outras impossibilidades de abrirmos nossas empresas.


Quanto a população, os clientes que saem de suas casas para irem ao comércio, desejo que caso tenham o vírus da CAXUMBA, que também fiquem em casa... mais se desejarem sair às compras usem máscara de forma correta e não no pescoço ou com nariz de fora, pois temos atualmente no mundo uma Pandemia de Covid-19, creio que a Caxumba não pode tomar espaço no momento ou piora a situação, neste caso, sugiro que usem DUAS MASCARAS, uma contra Covid-19 e outra para esconder a Caxumba.

119 visualizações
banner_anuncie (1).png