BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

Guaporema e São Manoel do Paraná são “Novas Maurílias” no Noroeste do Paraná

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Entre agosto e outubro de 2020 o fotógrafo Tom Lisboa visitou as dez menores cidades do Paraná, entre as quais se incluem Guaporema e São Manoel do Paraná. Ele fotografou e entrevistou pessoas. Este material foi transformado em livro com o título “Novas Maurílias a ser lançado nesta quinta-feira (22) na Soma Galeria, em Curitiba.


A curiosidade são os cartões postais criados nessas dez cidades e seus moradores poderão recebe-los gratuitamente. Para isto basta seguir Tom nas redes sociais. Endereços abaixo no final deste texto.


Por que Maurílias? – A inspiração veio do romance do romance “As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino. A relação com o livro de Calvino está no título. Maurília, na obra do escritor italiano, é uma cidade que oferecia aos seus visitantes, uma certa quantia de cartões-postais para que estes pudessem comparar a cidade atual com imagens que mostravam como ela havia sido.


A partir do momento que Iguatu, Esperança Nova, Guaporema, São Manoel do Paraná, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Jardim Olinda, Santa Inês, Miraselva e Santo Antônio do Paraíso receberam seus primeiros cartões-postais, passaram a ser, ao mesmo tempo, novas Maurílias.


Redes sociais do Tom: Facebook: Tom Lisboa

Instagram: @tomlisboa

Site: https://tomlisboa.wixsite.com/novasmaurilias