XCM_Manual_1111779_Prime_Day_Animation_with_Static_REQUEST_640x300_Prime_DES17-Hero-4-gif.gif
200.gif
gear-patrol-primeday-lead.gif

Fome: A Venezuela é aqui

Por João Paulo Dantas - jornalista, especialista em audiovisual e cinema


"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira" - presidente da República Federativa do Brasil.


Em meio à pandemia e às inúmeras e belas iniciativas no combate à fome no Brasil, não poderia deixar de iniciar este artigo com a frase do presidente da República, idolatrado e um verdadeiro mito para muitos em nosso convívio.


Direto ao ponto, a política no Brasil vem sofrido uma grande polarização desde os protestos de junho de 2013, e esta polarização ganhou contornos de ódio a partir da reeleição da presidenta Dilma Rousseff e se transformou na mais pura maldade a partir de 2018. É preciso afastar de uma vez por todas o famigerado fantasma do comunismo em nosso país. Afinal, em 16 anos no poder, o PT não teve sucesso em conseguir uma revolução comunista, certo? Façam-me o favor.




Além de termos um presidente da República notadamente negacionista em meio a quase 400 mil mortos pela pandemia, lidamos também com a negação da fome por parte do mandatário máximo do país. Não queremos que o Brasil se transforme em uma Venezuela.


ORAS?

O que seria o Brasil se transformar em uma Venezuela? Em uma Cuba? Em uma China? (Ops, China, não. Não podemos incomodar a 2ª potência econômica mundial). Entende-se que essa transformação seria pobreza extrema, fome e miséria. Então, a Venezuela é aqui!


O Brasil, que alimenta 1 bilhão de pessoas pelo mundo, ultrapassou a marca de mais de 10 milhões de pessoas famintas. Em 2014, o Brasil deixou o Mapa da Fome da ONU e retornamos em 2018.


A insegurança alimentar grave, segundo o IBGE, ocorre quando os moradores passaram por privação severa no consumo de alimentos". É nesta categoria que se encaixa a definição mais conhecida de fome - 5,1% das crianças com menos de 5 anos e 7,3% das pessoas com idade entre 5 e 17 anos vivem nessa condição.


Capitalismo mata. Deixemos a ideologia de lado, de uma vez por todas, e pensemos: por que raios existem seres humanos sem comida?

11 visualizações
banner_anuncie (1).png