Entenda o "Mundo dos Games"

Por Glorinha - Produtora de Conteúdo para Internet

Olá sou a Ana Glória Aleotti mas prefiro me identificar por glorinha (com letra minúscula mesmo kkkkk), este é o meu primeiro artigo escrito aqui e gostaria de brevemente me apresentar, tenho 20 anos e trabalho como produtora de conteúdo para internet, e procuro por esse meio escrever sobre assuntos mais contemporâneos com tema mais juvenil, tentando explicar o porque de certos costumes dessa nossa nova geração de jovens/crianças.


Bom nosso primeiro tema será "Games", os jovens cada vez mais gostam de ficar na frente do computador ou celular, e isso não é algo ruim se for equilibrado, claro. Ainda mais hoje que as crianças crescem com total contato a esse meio, seja por celular ou computador, por conta disso os jogos se tornaram mais populares e reconhecidos. Para quem não sabe, os jogos foram inicialmente inventados para que fossem usados como forma de ensino para facilitar o entendimento de certos assuntos, pois com sua grande capacidade de imersão faria com que capturasse a atenção mais facilmente dos alunos, porém essa tentativa de utiliza-los como forma de aprendizado logo não foi possível de se inserir nas escolas por falta de tecnologia e verba necessária, tendo sido então limitada apenas a organizações maiores (1951-1958).


Se fomos para analisar regradamente a historia dos jogos veremos que tiveram varias pautas abordadas e evoluções deste mesmo, por conta disso resumirei o real intuito dos jogos.

Como já vimos jogos tem uma incrível capacidade de prender o usuário nele, sendo esse seu maior objetivo, a distração, mas não apenas isso, eles também tem a função de explorar recursos e habilidades dos jogadores, estimulando de maneira prazerosa o nosso sistema nervoso sensorial.

Eu gosto de comparar certas coisas para facilitar o entendimento para quem não consegue entender o porque de gastarmos tanto tempo na frente do computador/consoles, hoje em dia temos varias formas de ocuparmos nosso tempo, há pessoas que gostam de ver filmes, assistir programas de TV, ler revistas, jornais ou livros, usar redes sociais e diversas outras formas de ocupar seu tempo, basicamente jogos são a mesma coisa, apenas uma ocupação para se passar o tempo, porem de uma forma mais imersiva e evoluída pois este consegue criar praticamente uma outra realidade, aonde você se socializa com outras pessoas e pode ate ser aquilo ao qual não pode ser na vida real.

A variedade de sentimentos e experiência que um jogo pode proporcionar é muito grande, além de possuir dos mais diversos gêneros e temas por isso seu publico é tao fiel e vasto.

Para mim o maior recurso contido em um jogo é a interação e amizades que crio nele, brinco até que meus melhores amigos são os que estão "on-line" ou seja pela internet comigo.

Essa comunidade já é tao grande que hoje pessoas trabalham com isso, seja como um produtor de conteúdo de jogos ou um profissional em certo jogo (chamamos de pró-players, ele participa de campeonatos e afins).

Jogos ainda são um assunto difícil de se abordar pois aqui no brasil somos atrasados em relação a tecnologia e a forma de pensar sobre eles, mas em outros países já são reconhecidos como e-sport e forma de se ganhar a vida.