Drones: Tecnologia a Serviço da Evolução

* Por Marcelo Guimarães - Engenheiro Civil

Nos últimos anos houve um grande aumento na utilização dos drones, também conhecidos como VANTs (veículos aéreos não-tripulados) ou VARPs (veículos aéreos remotamente pilotados).


Originalmente projetados com objetivos militares, sua utilização começou em 2001, na invasão americana ao Afeganistão, com a finalidade de poupar vidas de soldados.


Recentemente, além dessa finalidade, os drones passaram a ter amplo uso civil, com significativa redução de custos, em diversas demandas da sociedade. As imagens captadas pelas pequenas aeronaves também são utilizadas por setores da área tecnológica para mostrar aos seus clientes ângulos diferentes dos serviços prestados.


A evolução da tecnologia é uma demonstração indelével da importância dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento de todos os setores da sociedade. Dessa forma, trazer a temática dos Drones é pautar para todos os profissionais um dos mais relevantes recursos disponíveis para o cotidiano das profissões.


O apoio dos drones provém de sua capacidade de envio, em tempo real, da imagem por meio de suas câmeras, velocidade de locomoção em qualquer direção, estabilidade de voo e acesso instantâneo a locais onde nenhuma outra aeronave ou veículo pode chegar. Salvamentos, atividades de engenharia, patrulhamentos podem e já são feitos com a utilização de drones.


Acompanhamento de Obras


Com o auxílio de drone é possível acessar pontos diferentes para análise e verificação instantânea do que está acontecendo, além de permitir a gravação de imagem da evolução de todo o trabalho.


Atividade Socioambiental


Fiscalização de encostas, barragens, aterros, rios e mananciais, crescimento populacional, entre outros, são ações que podem ser desenvolvidas com o auxílio dos drones.


Auto Vistoria


É possível realizar estudo de auto vistoria com os vídeos captados pelo drone da fachada de uma edificação e analisar a real necessidade de se contratar uma empresa de alpinismo industrial, ou os dois. O drone pode captar as imagens para a posterior verificação dos engenheiros e técnicos em pontos específicos, de acordo com a necessidade.