Diário de uma Professora

Atualizado: Fev 7


Imagem do pôr do sol. FACEC - 04/02/2021



Por Ana Floripes - Professora


#PraTodosVerem #PraCegoVer: Foto do pôr do sol, entre árvores e vegetação. Fim da descrição.



Há coisas na vida que não se repetem. São sempre como se fora a primeira vez. Ser Professora de Apoio Educacional Especializado é um privilégio, pois temos a oportunidade de presenciar ações fora do “normal”, porém simples. A beleza mora na simplicidade. Nossos alunos são pessoas especiais, não daquela forma questionável que tanto se fala, isto é, por ter uma deficiência ou transtorno mental. A meu ver, toda a Educação deveria ser Especial, pois ela é composta por pessoas peculiares. Todas diferentes. Nenhuma igual. Ah! Essa fôrma que nos colocaram nos prejudica muito. Como conseguiremos mudá-la? Não tenho a resposta. Talvez, mudando a forma como enxergamos a VIDA.


Ontem, amanheci com um pedido de socorro para ajudar a minimizar a ansiedade de um lindo jovem que faria a avaliação para ingressar no Ensino Superior. Estava muito incomodado com a mudança de rotina. Como nós também ficamos, mas para ele a situação era triplicada. Eu disse: “Fique calmo! Irei contigo e ficarei sentada numa cadeira próxima, como fazíamos na sala de aula, em momentos de avaliação. Não poderei fazer nenhuma intervenção, mas estarei lá. Assim fica bom para você enfrentar esse primeiro desafio do ano de 2021?” Rapidamente, respondeu: “Claro que sim”.


Assim que cheguei me apresentei na recepção da FACEC e expliquei o motivo de minha presença. Ouvi: “Mas não poderá interferir em nada.”. Respondi: “Eu sei. Só ficarei sentada num ponto que ele poderá me ver. É o primeiro grande desafio desse ano.” Em seguida, o Luan chegou com sua família. Na verdade, todos estavam ansiosos.


O relógio bateu 18h. Ele começou a girar a caneta e morder as unhas, como de costume, e disse: “Esteja comigo, hoje!” Assim nos dirigimos à biblioteca. Lá encontrei uma amiga querida e que há muitos anos não a via. Havia uma catraca para passar. Eles passaram e não perdi tempo, praticamente a pulei. A funcionária, novamente: “Você não poderá interferir.” Respondi: “Eu sei. Não vou nem chegar perto.”


Minha vontade era explicar: “Eu sei o que acontecerá se a ansiedade chegar a um grau e o bloquear. Sabe, eu o acompanho há sete anos na escola. É preciso correr tudo bem, nesse momento. Trata-se do início de uma nova trajetória. Ele é muito inteligente”. Mas, fiquei quietinha me dando por satisfeita de estar num ponto em que ele me visse. Aos poucos Luan foi se acalmando e diminuindo as estereotipias. Em alguns momentos olhava para mim e fazia o sinal de positivo, igual no Colégio. Ele tinha duas horas para executar as atividades, fez em uma hora.


Ao sair da sala, disse-me empolgado: “Vamos conhecer toda a Faculdade?” Mas, ficou muito feliz ao entrar no elevador. Eu o esperei no térreo. Ao retornar disse: “Professora Ana, a vista de cima é maravilhosa. Um verdadeiro espetáculo!” Quando foi assinar papeis, a funcionária lhe deu um souvenir. Ele agradeceu e não pegou. Lá fora me perguntou se devia ou não aceitar. Respondi: “Claro que deveria aceitar”. Ele voltou e falou: “Eu mudei de ideia, resolvi aceitar o souvenir. Obrigado.” Ao receber a barrinha de cereal, foi direto: “Não quero. Não gosto. Ainda mais, é de banana. Não gosto mesmo. Obrigado”. Eu disparei: “Pegue para mim. Eu gosto!” Sim. Eu comi.


Durante o período em que realizava a avaliação, na minha mente, passou um filme desde quando aquele garotinho chegou ao Colégio e estava muito assustado. Estava no sexto ano. O tempo voou. É hora de frequentar o ensino superior. O curso escolhido, Engenharia Civil.


Espero que a nova experiência lhe traga muitos presentes, entre eles, muitos amigos e professores incríveis. Ele merece, Luan é incrível!












Vídeo gravado por sua irmã Allana, em dezembro de 2020.


Gratidão, Luan! Levará um pouco de nós, mas deixará muito de você conosco. Siga em frente, está preparado.


É preciso caminhar, pois muitos lhe seguirão...

597 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco