• pequenomochileiro

DEVEMOS FALAR SOBRE AUTISMO

Por: Kazuo Yasoyama DEVEMOS FALAR SOBRE O ASSUNTO

Foi por meados dos nos noventa que os primeiros diagnósticos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) começaram, desde então essa doença que sempre existiu, passou a ser vista com mais cuidados e o que antes era visto em crianças, como "birra" , ou manha, ou falta de educação e até mesmo, falta de apanhar, começou a receber uma atenção maior. Dentro do quadro autista, existem variantes, podendo portanto, serem avaliados entre, leves, moderados e avançados. Recentemente a Síndrome de Asperger, classificado com autismo leve, passou a ser reconhecido pelo CID 10 e integrando o espectro autista.

F84 - Transtornos globais do desenvolvimento

CID 10 - F84 Transtornos globais do desenvolvimento CID 10 - F84.0 Autismo infantil CID 10 - F84.1 Autismo atípico CID 10 - F84.2 Síndrome de Rett CID 10 - F84.3 Outro transtorno desintegrativo da infância CID 10 - F84.4 Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados CID 10 - F84.5 Síndrome de Asperger CID 10 - F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento CID 10 - F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento

Dia 24 de fevereiro desse presente ano, entrará para a história de todos que acompanharam a segunda reunião sobre o assunto, que aconteceu no salão da Rainha da Paz. Foi discutido muito sobre o tema, ouvindo depoimentos e relatos de pais e mães das crianças, esteve presente vereadores representando o legislativo municipal, e contou-se com vários profissionais da área psicológica! Um grande passo para o começo de uma jornada que como bem sabemos não tem fim. O importante é que agora em Cianorte esse assunto tão importante e crescente, agora está tendo uma visão mais determinada e representativa!

A empatia nesse caso é essencial! A sensibilidade e apreciação diante dos pais de crianças autistas é algo admirável, digno de reconhecimento e valorização, uma vez que cada pai, cada mãe e envolvidos tornam-se especializados na causa, buscando a todo momento a melhor forma de atender o filho autista! Buscam incansavelmente atendimento profissional, pesquisam constantemente sobre o assunto e se tornam dentro de casa auxiliares dos profissionais, acompanhando com muito amor e dedicação cada desenvolvimento! Foi muito importante ver os representantes do legislativo, os vereadores: Afonso , vereador Thiago e o Vereador Pedrão, interessados e atentos a cada informação que obtinham, fazendo vários questionamentos e então descobrindo mais sobre o que passam os pais e envolvidos!




A importância dessa participação, vale pela informação que adquirem, pois é de conhecimento dos pais e profissionais, que os autistas, sofrem muito preconceito e até mesmo desvalorização, por conta de má informação e mitos! A sociedade de um modo geral, classifica autistas dentro do quadro geral de crianças com outras doenças mentais. O que generaliza como sendo todos iguais! O que não ajuda em nada a situação negligenciada por parte do poder público! Acredito que um grande passo fora realizado e que bons frutos serão colhidos dessas sementes recém plantadas! A jornada é longa, mas com o apoio de todos, não somente dos envolvidos com a causa, tudo passará a ficar mais ameno!

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco