Delegado Fernando protocola pedido de cassação do prefeito de Umuarama

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


O deputado estadual Fernando Ernandes Martins, o Delegado Fernando (PSL), protocolou um requerimento de cassação do mandato do prefeito de Umuarama Celso Pozzobom (PSC), nessa quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Umuarama.


Durante entrevista coletiva antes da representação, o legislador estadual explicou que o conteúdo do pedido demonstra atos ilegais ou contrários aos princípios básicos da administração pública cometidos pelo prefeito na gestão da área da saúde.


“Esses crimes foram elencados por vereados na última sessão, pelo Ministério Público e por órgãos de controle do Estado. Alguns são de conhecimento público, já outros estão contidos no documento”, revelou o deputado.


Diferentemente do pedido de afastamento do prefeito, o pedido de cassação deve ser apreciado pelos vereadores. Se for aceito, uma comissão processante formada por três vereadores deverá dar continuidade à análise dos fatos, votando item por item, e até ouvindo o prefeito. Mas somente os votos de dois terços do legislativo municipal podem retirar Pozzobom do cargo.


Desde a deflagração da Operação Metástase, no último dia 5, o prefeito é alvo de críticas e até protestos, alguns em frente a sua residência. A operação investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar desvios na área da saúde. Os possíveis desvios somariam mais de R$ 19 milhões. O próprio prefeito foi alvo de busca e apreensão, que ocorreram em sua residência e em seu gabinete, no Paço Municipal. Com informações do Portal da Cidade Umuarama