top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Cuidado com o hábito de PROCRASTINAR - Deixar pra depois...

Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos

Não vá empurrando tudo pra depois e depois, procrastinação não combina com profissionalismo...


Quantas vezes já ocorreu de você deixar alguma coisa pra depois e a oportunidade passar? Quantas pessoas você conhece no seu trabalho que deixam tudo pra depois ou sempre "vão enrolando" pra fazer tudo em cima da hora? Aquele colega de trabalho que sempre quer saber se o chefe vem hoje ou não e se não vem ele deixa tudo pra lá e "finge" estar trabalhando, quem conhece algum colega de trabalho que vive no WhatsApp com assuntos não pertinentes à empresa ou seu trabalho, que passa horas no cafezinho, que adora bate papo sem sentido algum e nada produtivo ao serviço, qualquer assunto é 2 horas de procrastinação, aquele que sai da empresa ou seu local de trabalho por qualquer motivo e volta horas depois, aquele colega que recebe visitas no trabalho e passa 2, 3 horas de bate papo novamente com assuntos que não são nada relevantes ao seu processo de trabalho, se você conhece um colega assim, não diga o nome dele, só pense...


Quantas idéias você teve em 2021 que esta no fim e não implementou e, quando se deu conta elas não teriam agora o mesmo efeito se fossem implementadas? Quantos negócios e oportunidades você perdeu por esperar demais?


Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar é "transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar".


Há pessoas que têm o mau hábito de procrastinar: deixam tudo pra depois, não fazem o que tem pra fazer na hora em que deve ser feito, tudo tem uma desculpa. Bom, essas pessoas não sabem realmente o que perdem. São avaliadas por outros apenas pelos seus hábitos de procrastinar. Vivem dando desculpas do tipo "vou deixar pra depois, na hora certa eu faço!", "daqui a pouco eu faço", "já já eu faço", "ainda hoje eu faço", "farei quando tiver mais tempo", "não gosto de fazer nada correndo", "vamos ver isso depois do feriado", "vou ali e na volta eu faço", e muitas e muitas desculpas sempre aparecem... É preciso vencer esse hábito tão prejudicial ao seu trabalho e sua vida.


Aconselho você a fazer uma análise de seus afazeres para verificar se não desenvolveu (às vezes até inconscientemente) o hábito de procrastinar. Perceba quantas coisas estão atrasadas e quantas outras você tem "deixado pra depois". Preste atenção quantas tarefas você já poderia ter cumprido mas estão engasgadas, tomando espaço na sua mente, tornando-se fatores estressantes, porque sempre retorna à sua lembrança o fato de você ainda não tê-las feito.


Numa enquete que fizemos com gerentes de uma empresa local, o item considerado de maior valor para o subordinado foi "fazer as coisas imediatamente após o solicitado". Assim, foram avaliados como melhores os subordinados que atendem prontamente a uma solicitação, os que não deixam "para depois", e para surpresa de todos, os contrários à esta enquete eram os que mais procrastinavam.


Além de analisar se você não adquiriu o hábito da procrastinação, veja se seus subordinados também não o adquiriram, pergunte para eles sobre aquela tarefa solicitada, aquela informação do cliente, aquele dado que faltava para complementar um contrato de vendas, etc... o retorno de determinada tarefa... Converse com eles. Faça-os notar que o famoso "do it now" (faça agora) dos americanos é um grande fator de sucesso profissional. Da mesma forma avalie se sua empresa não adquiriu o hábito da procrastinação com relação aos clientes. O atendimento é rápido? É imediato? Ou tudo é deixado para o dia seguinte?


Pense nisso e sucesso!!



sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page