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Confecção de Cianorte esta internada na UTI

É verdade, esse paciente passou dois anos na Pandemia muito mal, e agora pós-pandemia esta na UTI...

É uma verdade e fato que Cianorte já foi considerada a Capital do Vestuário, digo já foi pois no atual cenário da indústria têxtil no Brasil, não temos mais esse título de orgulho aos cianortenses e imenso valor econômico e de desenvolvimento local e regional.


A pandemia do Covid-19, afetou vários setores, uns com mais força, outros nem tanto, mais na globalização mundial econômica todos foram afetados, empresas fecharam as portas, colaboradores perderam seus empregos e fonte de renda, agora estamos pós-pandemia e com esse setor na UTI. Até a educação de nossos filhos foi abalada e levará anos para se recuperar dentro de um contexto socioeducativo.


Eu, fui durante alguns fanos Gestor de empresa de Confecção em Cianorte, um período também de crise no setor, mais nunca de um total abandono de uma classe como se vê na atualidade dentro da cidade e do estado do Paraná.


Mesmo com os períodos de declínio e crises financeiras que assolam o país, o setor de confecção costuma conseguir se levantar, devido à sua grande utilidade e necessidade.


O Brasil tem uma grande extensão territorial e, por isso, são vários os polos industriais têxteis. Entre os principais, merecem destaque os do Ceará, do Agreste Pernambucano, do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, e do Polo de Americana, em São Paulo. Se compararmos Cianorte com esses pólos, até mesmo com o de Maringá aqui vizinho, veremos que Cianorte não é mais a Capital de Vestuário.


Abandono:


Já foi o tempo em que a EXPOVEST era um grande evento e uma grande festa local. Hoje só é possível "ainda" a realização deste evento graças a grande garra, e amor de alguns empresários do setor da confecção local que lutam de forma incansável para que a Expovest não deixa de acontecer.


Os poder público de Cianorte e do estado do Paraná não estão dando apoio para as empresas locais do setor, é fato consumado. Hoje em Cianorte se inovam praças na região central mais não se inova ou se dá apoio para um setor empresarial que tem milhares de funcionários, que tem famílias que dependem deste para sua sobrevivência e que gera milhões de reais em impostos aos cofres públicos local, estadual e federal. É um paciente na UTI sem acompanhamento médico. Hoje tenho dúvidas, se políticos vão visitar empresas da confecção para discursar aos colaboradores deste setor em busca de votos, ou se vão sentar-se nas praças para falar com a população! Onde tem maior captação de votos?


Vejam que teremos em alguns dias mais uma edição de Expovest, e mais uma vez com recursos angariados com os esforços de alguns empresários de forma solitária com entidades do setor empresarial, governo local e estadual nem acenam mais para este evento que luta para a sobrevivência de um setor tão importante para Cianorte. Porque o abandono aos empresários da confecção de Cianorte?


União, Planejamento e Parcerias:


Chega de mimimi, acabou de fechar mais um Shopping na cidade, lojas fechadas e pessoas sem emprego, nossas meninas vendedoras e muitos outros foram "pra rua", perdemos mais força ainda e repito com força, aqui NÃO É MAIS A CAPITAL DO VESTUÁRIO!


Existem GRANDES marcas em Cianorte, reconhecidas em todo Brasil, feitas pelas mãos de nossas costureiras que num passado próspero do setor, eram contratadas a peso de ouro, buscava-se costureiras em outras cidades com salários altos, hoje... quase estão pagando pra trabalhar...


É tempo, urgente de parar de conversa e discurso diplomáticos e agir, por em mesa propostas, planejamentos e parcerias, com entidades, associações da classe, poder público local e estadual, empresários do setor e especialistas na indústria têxtil e fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo, avaliar os riscos e os custos, as formas de inovar com a tecnologia, aliás inovar com tecnologia não é criar uma pagina no Facebook e achar que seu problema de vendas será resolvido.


Confecção de roupas - 6 motivos para inovar:


Apesar da necessidade de adequação às novas tecnologias e do conceito de indústria 4.0, o setor têxtil de Cianorte ainda deixa a desejar quando o assunto é automatização. Apesar de serem utilizados maquinários e dispositivos, a aposta em inovação precisa ser potencializada, principalmente na confecção de roupas.


Esse é um dos fatores mais influenciadores do atraso em processos e na produção. Para que tenha uma ideia, podem ser utilizadas soluções tecnológicas e inovadoras que vão desde o atendimento ao cliente até a automatização de tarefas repetitivas, como embalar e etiquetar.


A seguir, entenda quais são os principais motivos e benefícios de ter uma gestão voltada para a inovação de processos nesse setor:


1. Redução de custos

Tarefas manuais, atrasadas e que utilizam maquinários desatualizados acabam saindo mais caro para a confecção de roupas e para a indústria. Isso acontece porque são maiores as chances de desperdícios de matéria-prima e falhas cometidas pelos colaboradores. Tais custos significam prejuízo e uma perda importante de materiais. A redução de custos é o primeiro e mais perceptível resultado do investimento em soluções inovadoras. Já existem máquinas que são comandadas por softwares e que contam com sistemas que utilizam a quantidade exata de matéria-prima, sem desperdícios ou erros produtivos. Outros exemplos dessa inovação podem ser percebidos na:

  • estamparia digital;

  • corte eletrônico ou a laser;

  • mesas de separação;

  • nanotecnologia.

2. Ganho produtivo

Máquinas eficientes e sistemas inovadores permitem que a produtividade na confecção de roupas aumente na mesma medida que a qualidade. Dispositivos inteligentes e atualizados permite que maior quantidade de peças seja produzida seguindo o padrão de qualidade estabelecido. 3. Diferencial competitivo

No cenário competitivo é fundamental buscar pelo fortalecimento do seu negócio e na geração de valor para o mercado. Como exposto, utilizar inovações e tecnologias permite que a sua indústria tenha processos produtivos com qualidade padronizada e ainda reduz custos importantes, sendo esses fatores que possibilitam o aumento da sua competitividade. Já o diferencial competitivo é aquilo que somente a sua empresa pode oferecer para o consumidor. Um exemplo disso são os acessórios e roupas inteligentes confeccionados por meio de materiais tecnológicos e que possibilitam o monitoramento da performance física do usuário.


São diferenciais como esses que chamam a atenção do cliente e do varejo e ainda agreguem valor aos seus produtos. Entretanto, essa busca por diferencial somente é possível e eficiente quando se pode contar com soluções inovadoras. 4. Alinhamento às mudanças dos hábitos de consumo na confecção de roupas

Há alguns anos, ninguém imaginava poder fazer compras no supermercado sem sair de casa, nem mesmo comprar roupas sem levantar do sofá. Assim como muitas empresas, os consumidores também se adéquam às tecnologias e alteram os seus hábitos de consumo. Já é perceptível a demanda por vestuários e materiais tecnológicos que, ao mesmo tempo, respeitem o meio ambiente. No universo fitness, por exemplo, a busca é por peças que permitam a mobilidade do corpo, respiração e monitoramento do seu comportamento físico.

Portanto, é necessário atender a essa demanda e novas exigências de consumo e sempre se atualizar sobre as necessidades do mercado, pois ele tem sido cada vez mais volátil e imediatista. 5. Sustentabilidade na confecção de roupas


Já é notável a conscientização sobre os hábitos de consumo por parte da população. A busca por materiais, roupas e acessórios sustentáveis e o fortalecimento do conceito de upcycling já é realidade.


Nesse sentido, a tecnologia e a inovação de processos busca alcançar a substituição de materiais poluidores e não renováveis e o estudo por novas matérias-primas, como as sintéticas e novas fibras, reutilização de recursos e correto descarte. 6. Footprint

A Water Footprint Network é uma metodologia que utiliza uma classificação em pegadas para categorizar o uso de água na indústria têxtil:

  • pegada hídrica verde: volume de chuva utilizado pelas plantas e processos agrícolas que tem ligação com a confecção de roupas, como o algodão;

  • pegada hídrica azul: relativa ao consumo das fontes de água para a produção;

  • pegada hídrica cinza: volume de água necessário para a natureza devolver ao meio ambiente.

O que a tecnologia tem a ver com isso? Por meio de uma produção inovadora é possível alterar os modelos produtivos para procedimentos que utilizem menores quantidades de água e foquem na reutilização, por exemplo.


Fechando meus pensamentos sobre esse setor em Cianorte:

Então senhores empresários, senhores do poder publico local e estadual, entidades e associações do setor, federações e demais interessados no desenvolvimento da confecção de Cianorte, o momento é de adequação e inovação dos processos produtivos, planejamento e união com propostas PRÁTICAS, pois aquelas utilizados há alguns anos já não são o suficiente para atender a demanda dos consumidores e das empresas locais.


Então, não podemos ver a inovação, o diálogo entre poderes, governos e setor empresarial como inimigos, mas sim como a porta de entrada para oportunidades de crescimento e lucratividade, ou se faz isso ou a confecção de Cianorte sairá da UTI morta!! ainda dá tempo de salvar este paciente...









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