ofertas-do-dia-1 (1).png
200.gif
pet-shop-da-amazon-racoes-petiscos-e-mui

Coleta de Lixo - Funcionários sem usar EPIs pode?

Por: Redação BN

Ontem 26/05, sugeri uma pauta em grupo da imprensa de Cianorte, o caso era os trabalhadores na coleta de lixo, executando o trabalho sem o uso obrigatório por lei de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.


Fato 1 : por volta da 19:30 hrs. de 26/05, estava na Rua Manoel da Nóbrega, em frente minha residência, quando passa dois trabalhadores na coleta de lixo, arrumando os sacos na beirada da calçada antecipado à passagem do caminhão (processo feito para agilizar o serviço). Minha surpresa foi que ambos os trabalhadores estavam SEM LUVAS E MASCARAS, e usando Tênis em vez das devidas Botinas adequadas.


Fato 2 : Para surpresa, hoje 27/05 por volta das 08:15 hrs da manhã, estava chegando na Rua da Constituição, no trabalho, quando passa o caminhão da coleta de Lixo Reciclável, e novamente dois trabalhadores, desta vez um deles de usando luvas mais sem máscara, e o outro sem ambos EPIs necessários e obrigatórios.


A pergunta é: Em tempo de Pandemia, coletores de lixo não precisam obrigatoriamente usar os EPIs?


Sabe-se, que este serviço é terceirizado pela Prefeitura de Cianorte, a empresa contratada tem o direito e dever de fornecer os EPIs e fiscalizar seus colaboradores, e estes tem o direito e dever de usá-los (lei do trabalho) assim como a Prefeitura também tem o dever da fiscalização.


Lixo, de qualquer fonte, tem resíduos nocivos à saúde, bactérias, fungos, vírus, etc... em tempo de Pandemia pode se acravar muito essa situação, creio que todos devem ser conscientes quanto aos protocolos de proteção individual, inclusive na execução de um trabalho com alto risco de transmissão de doenças que estão junto ao lixo.


Estamos de olho... e solicitamos aos órgãos competentes a fiscalização!





123 visualizações
banner_anuncie (1).png