ofertas-do-dia-1 (1).png
200.gif
pet-shop-da-amazon-racoes-petiscos-e-mui

Cianortense sugere à Secretaria de Agricultura incentivo plantio de crotalária

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Trata-se uma planta nativa que auxilia no combate ao mosquito transmissor da dengue. O cianortense José Ardengui ao comentar em postagem do engenheiro agrônomo Anízio Menarim, secretário municipal de Agricultura, sugeriu o incentivo no plantio da crotalária.


Em Brusque, Santa Catarina, esta planta é originária da Índia e geralmente é usada como adubo verde em plantações, cana, por exemplo, e também no controle de pragas.


Sua flor de coloração amarela exala um odor que atrai as libélulas, que são predadores naturais do mosquito Aedes aegypti. Por este motivo, muitas cidades têm utilizado a planta como uma forma de combater o transmissor da dengue, apesar de ainda não haver comprovação científica de que a planta é mesmo eficaz no combate ao mosquito.


Em Brusque, o uso da crotalária iniciou recentemente, com a distribuição de mudas e sementes da planta fornecidas por Marcos Hilário Basso, morador da rua Francisco Sassi, no bairro Jardim Maluche.


Ele iniciou o plantio da crotalária há dois anos, após trazer as sementes da casa da mãe, que mora em Quilombo, no Oeste. “Eu plantei e também distribuí para os vizinhos. Também plantei no terreno baldio do lado da minha casa”.


O morador entrou em contato com o Programa de Combate a Endemias e ofereceu as sementes de suas plantas para doação. Foram entregues 50 mil sementes e algumas mudinhas da planta para a prefeitura.


Como se trata de planta nativa ela se adapta facilmente e como dizem as mulheres “pegam facilmente”. Basta plantar a semente em qualquer lugar do quintal ou em um vaso para quem mora em apartamento e ela se desenvolve naturalmente. Não exige muitos cuidados.




19 visualizações
banner_anuncie (1).png