Cianorte não quer plantio de árvores frutíferas nas ruas e internautas não concordam

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


A página oficial do município de Cianorte no Facebook recebeu dezenas de críticas, depois de informar que os moradores não devem mais plantar árvores frutíferas nas vias públicas. A decisão é atribuída a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que traz na publicação as seguintes informações: “Muitos moradores têm o desejo de plantar espécies de árvores frutíferas nas ruas, mas a Prefeitura não recomenda, pois são inadequadas ao espaço urbano. A ramificação próxima do solo pode danificar as calçadas e a formação de galhos baixos prejudicam a mobilidade. Além disso, os frutos podem cair e provocar acidentes ou machucar os pedestres. Antes de realizar qualquer plantio em via pública, consulte a Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (44) 3631-6152”, diz o texto.


As reações do moradores foram imediatas, vários seguidores se manifestaram de maneira negativa. O perfil intitulado “SOS Meio Ambiente Cianorte” criticou a orientação. “Isso é um absurdo!!!! Basta selecionar o local para plantar as frutíferas, pois elas produzem conforme as estações. Necessitamos do máximo de frutíferas sim, para saciar a fome dos animais, das pessoas, para possibilitar a polinização. De onde tiraram essa ideia? Esse post é um desserviço… A cidade de Cianorte é muito conhecida pelas avenidas com canteiros com pés de manga, quer dizer que isso está errado????? Eu acho que devem rever essa informação, basta ler os comentários, ainda mais partindo de um órgão que devia proteger as árvores e os animais“.


Já em outro comentário, a internauta escreveu: “na minha opinião deveria plantar sim frutíferas. Eu mesmo plantei um pé de manga na frente da minha casa, uma manga deliciosa e todos que passam por aqui na época da fruta, me pedem”.


“Não li isso, as árvores frutíferas podem ser uma fonte de alimentação pra quem é morador de rua, pros animais, etc”, escreveu outra seguidora.


Apesar da grande reação negativa dos moradores, em momento algum a página oficial trouxe informações adicionais ou esclareceu mais dúvidas. Fonte: TV Cianorte (Foto ilustrativa)