Cianorte adere ao "Lockdown" após Colapso da Saúde

Conforme Boletim SESA PR em 28/02/2021 Cianorte somou 4223 casos confirmados de Covid-19; 51 falecimentos; 3703 Recuperados e 88 em investigação. O total de casos ativos é 520 exclusivos em Cianorte. Para outras consultas acesse www.saude.pr.gov.br no menu lateral esquerdo acesse Clique Saúde, Coronavírus e escolha o Boletim por ano, mês e data.
Apesar do colapso da saúde com lotação máxima nos hospitais, Upa e abertura do Yoshito Mori às 19h de sábado em manobra de emergência da Prefeitura para romper o colapso e na madrugada de Domingo (28/2) findar o Oxigênio Hospitalar na UPA e obter cilindros emprestados de Campo Mourão, Araruna, Terra Boa e Jussara, Cianorte ainda vive uma situação difícil.
Como as unidades de saúde de Cianorte são referências na região, dezenas de cidades enviaram seus pacientes em crises respiratórias a Cianorte no sábado (27/2) e somando os casos de toda região pressionando nosso sistema de saúde, houve sim o colapso.
Vale destacar que a elevada demanda de atendimentos e crises respiratórias em poucas horas não são culpas de um ou outro prefeito, mas sim de um ano de pandemia com tensões que enchem a população de dúvidas e enfraquecem as prevenções.
Apesar do decreto 6983 do governo do Paraná impor "lockdown" às 00h de 27/2 e Cianorte se diferenciar permitindo que a cidade mantenha o comércio aberto com 50% de sua capacidade no sábado, não foi esta abertura de um dia que sobrecarregou o sistema de saúde levando-o ao colapso. Mesmo assim, pressões políticas e sanitárias forçam a Prefeitura de Cianorte rever sua posição para reavaliar se adere ou não ao decreto de "lockdown" de modo integral, assim, nesta segunda-feira 1º de Março em reuniões internas
A Prefeitura de Cianorte decide aderir ao "lockdow" integral
conforme decreto 6983 do Paraná
com o decreto 41 no diário oficial 1965.

O decreto municipal Retificando situações endêmicas e Ratificando o decreto de Ratinho Jr saiu nesta tarde de 2ªfeira, é o decreto 41 no diário oficial 1965 (anexo no final do texto). Apesar dos governos terem sua responsabilidade de agir com responsabilidade e proteção integral a Vida, cabe também a nós cidadãos comuns agir com prevenção: Mantenha o distanciamento físico e social, use máscaras, lave bem as mãos com água e sabão e respeite o toque de recolher.
Por fim, a mais rápida e eficiente solução à pandemia de covid-19 já existe. Apenas a Vacinação pode salvar Vidas e a Economia, por isso precisamos deixar as Fake News de lado e insistir a todos os governantes executivos e legislativos, tanto dos Municípios, Estados e da União:
Cadê as VACINAS?
@profsta #profsta
