BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

Cianorte 2022: Rascunho Político


A quase 2 anos das Eleições 2022, Cianorte tem ao menos 8 possíveis candidatos. Há menos de 20 meses para as Eleições Legislativas e Executivas dos Estados e do Brasil onde deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidentes vão disputar votos já temos um rascunho político do Brasil, um rascunho político do Paraná e agora o primeiro rascunho político de Cianorte para 2022.

Como deputado estadual e representante de Cianorte temos Jonas Guimarães que caso se confirme como candidato a reeleição em 2022, não será nenhuma surpresa. Entretanto, vários testemunhos de bastidores dizem que isto não ocorrerá. Se Jonas Guimarães não for candidato a deputado estadual em 2022, as possibilidades que se abrem são de aposentadoria parlamentar ou concorrência a outra função, talvez deputado federal? Ratifico a palavra possibilidade por ser este um rascunho político sobre a Cianorte em 2022.

Do mesmo grupo político cianortense, inclusive sócio de uma importante empresa frigorífica temos o ex prefeito Claudemir Bongiorno. Apesar de seu sucessor não obter êxito na eleição pela prefeitura de Cianorte em 2020, Bongiorno saiu com tranquilidade após dois mandatos executivos e mais de 300 "obras". Seria um pré-candidato a Deputado? O rascunho político de Cianorte em 2022 não descarta.

Eliab Vieira Moreno, ex secretário municipal em pelo menos três mandatos executivos e candidato a prefeito em 2020 tem uma história pública discreta, mas sempre atuante. Apesar de não se eleger em 2020 ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura e tem potencial para novas disputas políticas.

Jonas Guimarães e Eliab Vieira Moreno são familiares e com Claudemir Bongiorno em sociedade empresarial de grande sucesso e importância à Cianorte, podemos dizer que "alguém da família ou do frigorífico será candidato ao legislativo paranaense em 2022", pois desde Edno Guimarães já são 3 décadas que "eles" participam da política no Paraná. Será?

Em exercício como vice-prefeito de Cianorte e sem nenhum outro cargo público, João Alexandre tende a ser mais um Cianortense na disputa eleitoral a deputados em 2022. Vereador experiente e já candidato em várias eleições, agora com maior estrutura e maturidade política, João Alexandre tem um caminho natural aberto a disputa legislativa, tanto Estadual quanto Federal. Qual será sua opção?

Carlos Destefano também é um nome cianortense esperado na candidatura de deputados. Como já concorreu ao município e ao legislativo estadual em outras eleições, pode ser mais uma vez candidato. A seu favor somam experiências em articulações políticas, bons contatos e um tempo como chefe do NRE de Cianorte.

Depois de inovar como vereador de grande popularidade, passar de pré-candidato a vice-prefeito e se efetivar como candidato a prefeito, Victor Hugo Davanço também aparece entre os pré-candidatos ao legislativo neste rascunho político de Cianorte para 2022. Premiado pelas bibliotecas em locais inusitados, não ter assessor durante todo seu mandato e sair da vereança com grande aprovação em Cianorte, o ex vereador, saiu de segundo mais votado em 2016 para o terceiro lugar entre os cinco candidatos a Prefeito.

Outro possível pré-candidato a deputado entre os cianortenses, foi também candidato a vice-prefeito em 2020 e possui grande popularidade, trata-se de João Carlos da Tv. Seu nome foi citado como pré-candidato enquanto entrevistava Victor Davanço em seu programa de TV no final de Janeiro.

Há pelo menos mais um cianortense que pode ser candidato a parlamentar em 2022. Trata-se de Fernando Francischini que já foi delegado da polícia federal, deputado federal, secretário estadual de segurança no Paraná e agora é deputado estadual. Apesar de ter residência em Brasília e Curitiba nos últimos anos, Fernando não deixa de ser um político com raiz em Cianorte e considero ele o oitavo possível candidato de Cianorte às eleições de 2022.

Nenhum destes 8 senhores citados no rascunho político de Cianorte 2022 foi consultado para este texto. Seus nomes sobressaem da análise histórica das ocorrências políticas em Cianorte, na imaginação sociológica e deduções de vários cidadãos.

Independente se os nobres senhores confirmarem ou não suas pré-candidaturas, Cianorte tem hoje (Fev/2021) um rascunho político de possibilidades com um mínimo de oito nomes que podem disputar as eleições 2022 tanto a deputados estaduais quanto a deputados federais.

Caso confirmem, os oito juntos não garantem uma vaga legislativa exclusiva em Cianorte, nem estadual nem federal, pois são todos de partidos diferentes.

Disputas eleitorais, partidárias e políticas a parte, Cianorte pode e deve ter no mínimo um Deputado Estadual e um Deputado Federal eleitos em 2022. Se forem parceiros em uma "dobradinha" as chances aumentam.

Ainda estamos a mais de 12 meses do prazo final de filiações e mudanças de partidos, logo, bem como estes nomes podem se confirmar nos próximos meses, outros nomes podem se apresentar e reorganizar as expectativas políticas em Cianorte. Desde já é nítido que faltam mulheres na representação política cianortense.

Nossa Cianorte tem Potencial e Merece Mais!

@profsta ♻️ #profsta

211859501_127144129544684_431378400865136191_n.jpg

Venha viver uma experiência em meio à natureza, no maior complexo de águas quentes do sul em um final de semana inesquecível com Bruno & Marrone e Guilherme & Santiago! Infos e Reservas @coralviagens ☎️ 44 - 3037-6353 📲 44 - 99900-5789 / 9994306355

banner_anuncie (1).png