Causou grande repercussão a derrubada de Peroba Rosa em Cianorte

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


A espécie centenária veio ao chão na última terça-feira (4) na Praça Rui Barbosa. Conforme a assessoria de Imprensa da Prefeitura “a ação foi realizada (pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente) após análises do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) e da Coordenadoria de Defesa Civil, assim como parecer técnico de um engenheiro florestal do Instituto Água e Terra (IAT), que atestaram a deterioração da árvore”.


Com abundância em toda a extensão do Parque Cinturão Verde, a Peroba ganhou o status de Árvore Símbolo de Cianorte. Pode durar séculos desde que permeada em meio a floresta. Ela “depende” de outras espécies para atingir até 60 metros de altura.


A Peroba se deteriora quando fica isolada em área urbana. A literatura nos mostra isto. Esta espécie da Rui Barbosa não foi a primeira – pelo menos outras duas tiveram que ser sacrificadas na Praça Olímpica anos atrás.


Também por motivos óbvios – como se trata de árvore de grande porte e em área urbana, e em estágio avançado de deterioração em área urbana representa risco para a segurança pública.