Casos de Covid no Lar dos Velhinhos de Cianorte. Situação sob controle

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Notícia que circulou ontem à noite dava conta de pelo menos nove casos de Covid 19 no Lar dos Velhinhos em Cianorte. Esta coluna, hoje pela manhã (31) foi em busca de informações adicionais sobre a situação. Por hora nada preocupante.


O gabinete do prefeito informou o seguinte: Foram registrados nove casos positivados, sendo sete vózinhas e duas funcionárias. Apenas uma vózinha está internada na Fundhospar desde o dia 29 último.

Duas idosas em observação na Upa desde 30/07/2021, ambas com sintomas leves. Duas estão na UPA desde ontem (30) apenas em observação. Os demais pacientes, com sintomas muito leves, estão em isolamento com devido acompanhamento médico.


Procedimento - Conforme a nota orientativa da Sesa Pr 41/2020 (Medidas de prevenção, controle e testagem para COVID-19 nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI) ), Quinzenalmente é realizado rastreamento com exame (Pcr- Swab) em todos os profissionais que atuam nas instituições de Longa Permanencia. E quando o resultado de algum colaborador é positivo, é realizado exame de pcr Swab em todos os colaboradores e idosos institucionalizados semanalmente.

Os idosos positivos e os sintomáticos para covid no momento estao em isolamento no Lar dos Velhinhos.E os Colaboradores sintomáticos e positivos que no momento não há! Os mesmos deverão ser isolados.


A Secretaria Municipal de Saúde tem relatório atualizado de visitas ao Lar dos Velhinhos.