Câmara Municipal de Cianorte-PR: exemplo de trabalho coletivo em prol do município

Por Ana Floripes - Professora



Professora Ana Floripes e Doutor José Salomão Schwartzman - II Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão. Curitiba-PR, ano de 2018.


Ontem, 24 de fevereiro de 2021, aconteceu uma reunião, no Salão da Rainha da Paz, de Cianorte-PR. O assunto: Projeto de implantação e implementação do Centro de Referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, cujo objetivo é: Realizar a intervenção precoce e com protocolo seguro de saúde. Deverá ser composto por profissionais aptos a diagnosticar crianças no espectro, atender pessoas com TEA, capacitar profissionais da área da saúde e educação, bem como apoiar as famílias com relação às áreas psicológica e jurídica. Também, inserir e acompanhar por um período de tempo o público-alvo no mercado de trabalho.


Estiveram presentes representantes de pais, profissionais das áreas da Saúde e Educação, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Legislativo e simpatizantes da causa. Na ocasião, houve a composição de uma comissão para acompanhar e auxiliar os poderes Legislativo e Executivo com conhecimento científico e informações necessárias que atendam nossas necessidades. Ademais, solicitamos esclarecimentos com relação aos convênios que serão realizados com as Clínicas Especializadas para atenderem a demanda reprimida do município enquanto buscam recursos em níveis estadual e federal.


Temos uma longa caminhada pela frente, apesar de termos caminhado muito até esse momento. Não podemos parar! Ainda mais ao ouvir de uma mãe: “Finalmente, uma luz no fim do túnel.” Há muitos sentimentos incluídos nessa frase e um deles é o de solidão.


Queremos parabenizar a Câmara Municipal de Cianorte. O grupo de parlamentares tem se destacado e mostrado características de um time que luta por nossa Cianorte. Na reunião de ontem tivemos a presença de Thiago Fontes, Afonso Lima, Marcos (Madeforte) e da competente Lucimar, Assessora Parlamentar.


Na Reunião do dia 11 de fevereiro do presente ano, ocorrida no Salão Comunitário do Conjunto Habitacional Beatriz Guimarães, comparecem os vereadores Rodrigo (Enfermeiro) e Tuika. O último citado, responsável pela indicação do Centro de Referência, não esteve presente ontem, pois estava a trabalho em Curitiba.


Há sempre muito o que agradecer. Então, quero dizer sobre meu sentimento de gratidão à Escritora e Jornalista Aida Franco de Lima, (Série: Guardador de Palavras da Gabi) que, em nenhum momento, na trajetória de solicitação de socorro às pessoas em situação de vulnerabilidade social, deixou de enfrentar e apresentar a realidade à sociedade, tanto agora, quanto na luta sofrida para a implantação e implementação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi, no município de Cianorte e também ao meu querido ex-aluno Andrei Cibie, um pai maravilhoso. Hoje somos aliados e lutamos pela mesma causa.


Encerro o texto com um “Chamado Especial”:


A tua caminhada ainda não terminou – Charles Chaplin
Tua caminhada ainda não terminou... A realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita de tuas palavras e do teu silêncio. Se amanhã sentires saudades, lembra-te da fantasia e sonha com tua próxima vitória. Vitória que todas as armas do mundo jamais conseguirão obter, porque é uma vitória que surge da paz e não do ressentimento. É certo que irás encontrar situações tempestuosas novamente, mas haverá de ver sempre o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói. Tu és jovem. Atender a quem te chama é belo, lutar por quem te rejeita é quase chegar a perfeição. A juventude precisa de sonhos e se nutrir de lembranças, assim como o leito dos rios precisa da água que rola e o coração necessita de afeto. Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram. Olhes para trás... mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.





Andrei Cibie, foi meu aluno na Escola Municipal Vicente Machado, terceira série.



Sugestão de leituras sobre o tema em questão:

https://www.bisbinoticias.com.br/colunas/categories/mulheres-poderosas


https://www.bisbinoticias.com.br/post/diagn%C3%B3stico-tardio-%C3%A9-o-principal-obst%C3%A1culo-ao-desenvolvimento-de-pessoas-com-autismo


https://www.bisbinoticias.com.br/post/a-crian%C3%A7a-diferente


https://www.bisbinoticias.com.br/post/autismo-ap%C3%B3s-reuni%C3%A3o-com-executivo-renova-se-esperan%C3%A7a-de-pais-que-sentiam-se-abandonados


https://www.bisbinoticias.com.br/post/autismo-prefeito-franzato-abra%C3%A7a-projeto-de-centro-especializado


https://www.bisbinoticias.com.br/post/causa-de-pessoas-com-tea-professora-e-vereador-levam-demanda-a-franzato-nessa-ter%C3%A7a


https://www.bisbinoticias.com.br/post/di%C3%A1rio-de-uma-professora


https://www.bisbinoticias.com.br/post/a-crian%C3%A7a-%C3%A9-normal-doutor-a


https://www.bisbinoticias.com.br/post/c%C3%A2mara-municipal-de-cianorte-acolhe-demanda-importante-de-nosso-munic%C3%ADpio


https://www.bisbinoticias.com.br/post/as-viola%C3%A7%C3%B5es-de-direitos-humanos-na-sa%C3%BAde-mental-e-suas-consequ%C3%AAncias


https://www.bisbinoticias.com.br/post/li%C3%A7%C3%B5es-para-recordar-luan-e-seus-amigos


https://www.bisbinoticias.com.br/post/uma-causa-nobre-chama-se-vida







522 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco