ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

Brasil tem Mais Armas na Mão de Civis do que na Mão de Militares


ARMAMENTO NO BRASIL

Já existe um contingente de CACs (Caçador, Atirador e Colecionador) maior do que o das Forças Armadas, segundo dados do Instituto Sou da Paz. Aeronáutica, Exército e Marinha, juntos, têm um contingente de 354,6 mil militares contra 605,3 mil pessoas armadas no Brasil.

Em média, mais de 400 pessoas tiram registro de algum armamento a cada 24 horas, um aumento de 262% desde julho de 2019.

Com as modificações feitas pelo governo Bolsonaro, agora o caçador pode ter 15 armas de uso permitido e 15 de uso restrito. O atirador, por sua vez, tem direito a possuir 30 de cada tipo de uso. Já o colecionador pode registrar cinco de cada modelo.

Como a polícia não tem acesso ao sistema de informática do Exército, não há como checar se o registro é verdadeiro ou não.

Entenda o que significa CAC:

- Caçador: aquele que recebe do Exército uma autorização para abater fauna exótica;

- Atirador: pratica tiro esportivo em clubes de tiro e disputa competições;

- Colecionador: reúne acervo.

Apesar de elevar o número de armas na mão dos civis, a violência continua alta e não dá mais segurança às famílias. Acidentes como disparo acidental, brigas domésticas, brigas de trânsito, furto de residências e com ele o furto da arma, tem elevado o risco de disparos e de violência com armas de fogo.

Pessoalmente, acredito que armas de fogo devem ficar na mão dos militares e forças policiais que são intensamente treinados para isso. Ao povo que mal sabe abrir um guarda-chuvas, Armas só nos jogos eletrônicos, pois na mão do povo, a violência sempre cresce.

Se uma pessoa atira e mata o bandido, não temos um criminoso a menos e sim um assassino a mais. Agora imagina se for contra algum amigo ou familiar por acidente? ... O peso da Morte não deve cair na mão de cidadãos civis.

Paz se faz com Justiça e não com a Morte.

Combater a violência não se faz com mais armas e sim com uma política interdisciplinar e transversal que envolva segurança, educação, assistência social, moradia, emprego, renda e cultura a todos, principalmente às crianças e jovens.

@profsta #profsta

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
193571704_1302887140109724_1950007704887399431_n.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.