
Banco de Sangue adota sistema de coleta referência no Paraná
Por Paulo Tertulino - Blogueiro
O dia 14 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 como forma de agradecer a doadores de sangue e também conscientizar para a ação que salva vidas (principalmente porque, desde o início da pandemia, há uma preocupação com a queda nos estoques de bancos de sangue em diversos estados do Brasil).
Em Cianorte, adotou-se sistema que assegura a manutenção do estoque no Banco de Sangue mesmo nesses tempos de pandemia, referência no Paraná. A coordenadora chefe da unidade, Patrícia Regina de Oliveira, explica que o Banco de Sangue mantém cadastro ativo de todos os doadores.
Assim quando é constatada a falta de assiduidade na doação, a equipe entra em contato com os doadores. Com a pandemia, a coordenação do Banco de Sangue adotou todas as medidas para respeitar o protocolo sanitário como, por exemplo, agendamento para doação. De tal forma que o doador se sinta seguro em praticar este gesto de louvor em favor da vida.
Hoje como é data especial, os doadores receberão mimos como agradecimento. O mesmo vai ocorrer, conforme Patrícia Regina de Oliveira, irá se repetir no em 25 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Doar sangue é salvar vidas!
