BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

Av MG Será Bloqueada por Erosão?


Conforme alerta de 31 de Janeiro de 2021 sob título "Erosão no Cinturão", uma erosão foi identificada pela Prefeitura Municipal de Cianorte e "cercada" na pista de caminhada no perímetro externo do Parque Cinturão Verde no trecho entre Avenida Minas Gerais e Rua São Salvador.

Agora, 56 dias após a primeira notícia, a erosão que estava cerca de 2 metros distante da pista de caminhada, aumentou e avançou no sentido à Avenida Minas Gerais. Hoje, 28/3/2021 está cerca de 20 centímetros da pista de caminhada e a menos de 4 metros da Avenida Minhas Gerais, rota importante do trânsito urbano e de cidades vizinhas.

Como se observa nas imagens publicadas em redes sociais, a faixa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi realocada em uma nova posição confirmando o avanço da erosão. Uma nova cerca com arame trançado delimita a nova área de segurança aos pedestres e também a área de risco da erosão.

Dessarte, com o ritmo atual, podemos deduzir que se nenhuma intervenção for realizada, em Julho deste 2021 a erosão alcançará a Avenida Minas Gerais no rumo da Rua São Salvador, devorando concreto e asfalto, bloqueando o tráfego e interditando a trecho que também se resume a "rodovia PR082" no trecho urbano de Cianorte.

Resta a nós cidadãos "Esperançar" que os políticos analisem a gravidade do problema ambiental, urbano e de fluxo, proponham parcerias com outros governantes municipais e estaduais, bem como agentes públicos do DER e IAT para traçar a melhor forma de intervir corretivamente na erosão, protegendo o Parque Cinturão Verde e evitando problemas ambientais e de tráfego como o alerta de interdição da Avenida Minas Gerais.

Erosões são problemas históricos do Parque Cinturão Verde e da área urbana de Cianorte como no caso da Avenida Bahia com Rua José Bonifácio (zona 1), antiga "Mãe Biela" na Vila 7 com Vila Operária e na estrada da Bica (Nordeste da cidade) onde casas e propriedades rurais foram pro "buraco" em erosão gigante nós últimos anos.

Precisamos de um sistema ativo e permanente de vigilância, intervenções preventivas e corretivas nos processos erosivos de nosso município onde o clima úmido com solos arenosos em declividade tornam maiores os riscos destes processos erosivos pluviais.

Em tempo também precisamos de uma rota terrestre intermunicipal que retire o fluxo de veículos pesados e transitórios do perímetro urbano de Cianorte e assim desafogar o trânsito pesado das avenidas Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerias.

Precisamos de um "Contorno Leste", uma alternativa rodoviária que seja uma rota viável e confiável de asfalto aos veículos pesados em viagens entre cidades vizinhas como Japurá, São Tomé e outras do Noroeste do Paraná que acessam Cianorte e a PR 323 passando pela PR082 através do perímetro urbano de Cianorte.

Mas primeiro: Como resolver a Erosão do Parque Cinturão?

@profsta ♻️ #profsta

211859501_127144129544684_431378400865136191_n.jpg

Venha viver uma experiência em meio à natureza, no maior complexo de águas quentes do sul em um final de semana inesquecível com Bruno & Marrone e Guilherme & Santiago! Infos e Reservas @coralviagens ☎️ 44 - 3037-6353 📲 44 - 99900-5789 / 9994306355

banner_anuncie (1).png