Av MG Será Bloqueada por Erosão?


Conforme alerta de 31 de Janeiro de 2021 sob título "Erosão no Cinturão", uma erosão foi identificada pela Prefeitura Municipal de Cianorte e "cercada" na pista de caminhada no perímetro externo do Parque Cinturão Verde no trecho entre Avenida Minas Gerais e Rua São Salvador.

Agora, 56 dias após a primeira notícia, a erosão que estava cerca de 2 metros distante da pista de caminhada, aumentou e avançou no sentido à Avenida Minas Gerais. Hoje, 28/3/2021 está cerca de 20 centímetros da pista de caminhada e a menos de 4 metros da Avenida Minhas Gerais, rota importante do trânsito urbano e de cidades vizinhas.

Como se observa nas imagens publicadas em redes sociais, a faixa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi realocada em uma nova posição confirmando o avanço da erosão. Uma nova cerca com arame trançado delimita a nova área de segurança aos pedestres e também a área de risco da erosão.

Dessarte, com o ritmo atual, podemos deduzir que se nenhuma intervenção for realizada, em Julho deste 2021 a erosão alcançará a Avenida Minas Gerais no rumo da Rua São Salvador, devorando concreto e asfalto, bloqueando o tráfego e interditando a trecho que também se resume a "rodovia PR082" no trecho urbano de Cianorte.

Resta a nós cidadãos "Esperançar" que os políticos analisem a gravidade do problema ambiental, urbano e de fluxo, proponham parcerias com outros governantes municipais e estaduais, bem como agentes públicos do DER e IAT para traçar a melhor forma de intervir corretivamente na erosão, protegendo o Parque Cinturão Verde e evitando problemas ambientais e de tráfego como o alerta de interdição da Avenida Minas Gerais.

Erosões são problemas históricos do Parque Cinturão Verde e da área urbana de Cianorte como no caso da Avenida Bahia com Rua José Bonifácio (zona 1), antiga "Mãe Biela" na Vila 7 com Vila Operária e na estrada da Bica (Nordeste da cidade) onde casas e propriedades rurais foram pro "buraco" em erosão gigante nós últimos anos.

Precisamos de um sistema ativo e permanente de vigilância, intervenções preventivas e corretivas nos processos erosivos de nosso município onde o clima úmido com solos arenosos em declividade tornam maiores os riscos destes processos erosivos pluviais.

Em tempo também precisamos de uma rota terrestre intermunicipal que retire o fluxo de veículos pesados e transitórios do perímetro urbano de Cianorte e assim desafogar o trânsito pesado das avenidas Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerias.

Precisamos de um "Contorno Leste", uma alternativa rodoviária que seja uma rota viável e confiável de asfalto aos veículos pesados em viagens entre cidades vizinhas como Japurá, São Tomé e outras do Noroeste do Paraná que acessam Cianorte e a PR 323 passando pela PR082 através do perímetro urbano de Cianorte.

Mas primeiro: Como resolver a Erosão do Parque Cinturão?

@profsta ♻️ #profsta

129 visualizações
banner_anuncie (1).png