BN_LOGO-removebg-preview(1).png
200.gif
amazongiftcard.jpg

Autismo: Prefeito Franzato 'abraça' projeto de Centro Especializado

Atualizado: Fev 15

Aida Franco de Lima – Professora universitária. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial (UEPG - PR); Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais (SENAC - EMBRATUR);Técnica em Vestuário (CEEP - PR); escritora (Série: Guardador de Palavras da Gabi).



ATUALIZAÇÃO (15-02-21)

Retirado do perfil oficial do prefeito Marcos Franzato: "Firmamos um convênio lindo, que vai beneficiar inúmeras famílias com Transtorno do espectro Autista. A Uniterapias, clínica especializada aqui em Cianorte, foi credenciada para tratar dessas crianças que precisam dessa humanização. Gratidão à Rebecca, Aline e Alexsandra pela presença e pela dedicação que fazem o projeto acontecer. Agradeço imensamente ao Kaká, a Elisana e a Janaina da Uniterapias pelo projeto apresentado, além, da Ana Paula que compareceu para representar os familiares dos autistas."



Alexsandra Perondi, Coordenadora Municipal de Saúde Mental; Franciele Aparecida de Oliveira Silva, Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; Marco Franzato, prefeito de Cianorte; Rebeca Galacci, Secretária Municipal de Saúde; professora Ana Floripes, Atendimento Educacional Especializado e vereador Vantuir Carlos da Silva, Tuíka. (Foto: Ana Paula Barbosa - ASCOM)



A proposta para a implementação de um Centro de Referência para atender pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA e seus familiares, foi apresentada na manhã dessa terça (9) à equipe do prefeito de Cianorte, Marco Franzato (PSD), através da professora de Atendimento Educacional Especializado Ana Floripes e o vereador Vantuir Carlos da Silva, Tuíka. Ambos foram candidatos pelo Partido Verde nas últimas eleições. Ana, foi candidata à vice-prefeita e Tuíka, conquistou a vaga de seu primeiro mandato de vereador e protocolou uma Indicação no último dia 01, para a criação do Centro.


Todos somos seres políticos e fazemos política todos os dias e nós com o objetivo de políticas públicas. A proposta levada ao prefeito eleito fazia parte do plano de governo do PV e quando terminou a eleição acabou a disputa e agora é hora de socializar. As necessidades do plano de governo, foram divididas com a sociedade para serem colocadas em prática. Se todos os candidatos que concorreram aos cargos levassem adiante todas as propostas, independente de estarem ocupando as cadeiras públicas ou não, teríamos uma outra Cianorte. (Ana Floripes)


Professora Ana Floripes, na escola, abraçando um aluno. E agora, com a proposta levada para que Prefeitura de Cianorte 'abrace' Centro de Referência para atender pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA e seus familiares. (Foto: Divulgação)


De acordo com a professora Ana, o prefeito Franzato acolheu a demanda “com muito carinho, atenção e sensibilidade”. Demonstrou muita força de vontade para realizar o projeto, inclusive funcionárias da Prefeitura já tinham ido a Maringá conhecer de perto o Centro de Referência. “Repassei a sugestão de locais que servem de exemplo para Cianorte ao Tuíka e ele encaminhou às profissionais da Prefeitura. Estavam com diversas anotações, realmente demonstrando importância para o tema”, explica.


Prefeito Marco Franzato recebe de Ana Floripes proposta para implantação de Centro de Referência para atender pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA e seus familiares (Foto: Ana Paula Barbosa - ASCOM)

O prefeito esteve muito atento a tudo que foi exposto. Ele me surpreendeu. Se propôs a realizar os atendimentos iniciais através de convênios com clínicas especializadas enquanto busca-se recursos com os governos estadual e federal e realiza-se o projeto. Saí otimista e emocionada com a equipe que se apresenta muito bem preparada para acolher tal demanda. Todos saímos felizes.

Participaram, também da reunião: Rebeca Galacci, Secretária Municipal de Saúde; Ana Paula Barboza da Silva, Assessora de Comunicação; Franciele Aparecida de Oliveira Silva, Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Alexsandra Perondi, Coordenadora Municipal de Saúde Mental. De acordo com a Ana, entre as mães presentes, duas são de crianças com TEA e isso sensibilizou ainda mais os participantes, pois elas têm conhecimento da realidade e da necessidade da implantação de um Centro Especializado.


Na ocasião, Ana relatou ao prefeito Franzato o pedido de Bruno Roberto Targino Pereira, com deficiência visual, ex-estudante do Colégio Estadual Igléa Grollmann. Em 2021 ele inicia o curso de fisioterapia, na UNIPAR, e pediu apoio às pessoas com deficiência visual e auditiva, através de parcerias que venham a dar espaço, no mercado de trabalho, a elas. Lei aqui o relato dos pais, ao saberem dos resultados animadores da citada reunião.

211859501_127144129544684_431378400865136191_n.jpg

Venha viver uma experiência em meio à natureza, no maior complexo de águas quentes do sul em um final de semana inesquecível com Bruno & Marrone e Guilherme & Santiago! Infos e Reservas @coralviagens ☎️ 44 - 3037-6353 📲 44 - 99900-5789 / 9994306355

banner_anuncie (1).png