Aulas Presenciais Não Voltam por Falta de Transporte?


Com Aulas iniciadas de modo remoto nesta quinta-feira 18 de Fevereiro e prevista em sistema híbrido (parte dos alunos presencial e outra parte Ead) em 1° de Março, as Aulas Presenciais nas Escolas e Colégios podem não voltar.

Tanto nas redes municipais quanto na rede Estadual do Paraná, um dos fatores determinantes para retomada das aulas presenciais à maioria dos quase 2 milhões de estudantes é a rígida prevenção ao Covid-19. Nestes termos, mesmo que as Escolas tenham uso de máscaras, álcool em gel, revezamento de grupos de alunos em números reduzidos, o Transporte Escolar é fundamental para garantir que alunos de zonas rurais e bairros circundantes cheguem às Escolas.

Como os transportes escolares são geridos pelos municípios, muitos prefeitos e secretários municipais hesitam em autorizar o início dos transportes escolares por temor de haver lotações como de hábito e assim sofrerem notificações de aglomerações ou pior, elevar as taxas de contágios de covid-19 no trajeto escolar.

Outra dificuldade é a manutenção dos veículos e reparos mecânicos. Após 11 meses paralisados em pátios e estacionamentos, a frota de transporte escolar necessita de manutenções e reparos que podem reduzir a oferta total de veículos e elevar as lotações.

Mesmo em centros urbanos e metropolitanos, o transporte escolar em frota própria, vans, utilitários ou em ônibus coletivo acessíveis com o passe do estudante ou passe livre ainda não foi confirmado nem autorizado pelas prefeituras de dezenas de cidades do Paraná.

Neste caso, apesar da boa vontade de professores e estudantes, a falta de transporte escolar pode atrasar ainda mais o retorno das aulas presenciais.

Governo Estadual e Prefeituras têm agora alguns dilemas:

Como voltar as aulas presenciais sob sistema híbrido de revezamento sem o transporte escolar?

Ou como oferecer transporte escolar geralmente superlotado com segurança aos milhares de estudantes em 399 municípios do Paraná?

Enquanto aguardamos os diálogos de resoluções e instruções oficiais, centenas de testemunhos indicam instabilidade dos sistemas de EaD da Educação no Paraná e dificuldades de conexão às plataformas digitais.

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