Arbitral do "Paranazão" 2021 acontece nesta quinta-feira
Por Martins Neto

É fato que estamos todos ansiosos pelo término de 2020 e eu nem preciso explicar o motivo. Eita, ano difícil! E para o torcedor do Leão do Vale, a ansiedade pela temporada 2021 também é grande. Isso porque o clube terá o famoso “calendário cheio”, grande objetivo das equipes do interior.
Graças ao quarto lugar geral no Estadual deste ano, o Cianorte disputará no ano que vem, além do Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. Prato cheio para quem gosta de ir ao Albino Turbay nas tardes de domingo ou nas noites de quarta-feira.
Para amenizar um pouquinho desta ansiedade, a partir desta quinta-feira, 10, já teremos uma prévia de como será o “Paranazão 2021”. Está marcado para esta data, às 15 horas, a reunião do Conselho Arbitral da competição. O encontro entre os representantes das 12 equipes participantes ocorrerá por vídeo conferência, obviamente, por conta da pandemia.
Como prevê o Estatuto do Torcedor, o regulamento de uma competição deve ser mantido por pelo menos dois anos. Ou seja, a fórmula adotada em 2020 segue para 2021.
No Paranaense deste ano, as 12 equipes participantes se enfrentaram em turno único e os oito melhores avançaram às quartas de final. No mata-mata, as partidas eram disputadas no sistema de ida e volta, com o segundo jogo na casa dos times que fizeram melhor campanha na fase classificatória.
Um ponto a ser discutido, apesar da manutenção da fórmula, é em relação às datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O calendário da entidade para as competições estaduais no ano que vem reserva 16 datas, uma a menos que este ano.
O Campeonato Paranaense tem início previsto para o dia 28 de fevereiro. As finais acontecem nos dias 16 e 23 de maio.
EQUIPES PARTICIPANTES – Athletico Paranaense, Azuriz (Pato Branco), Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário (Ponta Grossa), Paraná, Rio Branco (Paranaguá) e Toledo.