Após denúncias, MP constatou dano ambiental em cortes das árvores da Av. Paraíba, em 2019

Atualizado: Jul 13

Aida Franco de Lima – Professora. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial (UEPG - PR); Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais (SENAC - EMBRATUR);Técnica em Vestuário (CEEP - PR); escritora (Série: Guardador de Palavras da Gabi).


O Ministério Público de Cianorte – MP, apurou e comprovou a denúncia de ilegalidade no corte de 45 árvores, Tipuana tipu, na Avenida Paraíba, em Cianorte, (na verdade, após a denúncia os cortes chegaram a 64 e se somados aos anteriores à denúncia ao MP, foram 80 árvores) no ano de 2019, por parte do Município de Cianorte. O MP considerou que de fato os cortes provocaram dano ambiental e feriram inúmeros artigos da Legislação Ambiental. A Avenida teve todas suas árvores do canteiro central arrancadas e substituídas por 92 palmeiras exóticas, no valor de R$1.200,00 a unidade, perfazendo um total de R$110.400,00. Este foi o primeiro passo, em torno de um alardeado projeto de ‘revitalização’. Na versão das 03 Secretarias responsáveis pelo projeto, a de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, as árvores eram o primeiro empecilho a ser retirado do caminho. Porém, são justamente elas que auxiliam na tarefa de proteger o solo da chuva direta e permitem que essa água penetre no solo, evitando que acumule ou escorra pela superfície. Entre as justificativas do projeto em questão, seria resolver o problema de alagamento na região, melhorar o fluxo de veículos e assim, otimizar a economia inclusive da Cidade.


Avenida Paraíba em 2018. Naquele ano, cerca de 20 árvores foram cortadas no local, mas com a repercussão negativa entre a população que se manifestou nas redes sociais, os cortes foram interrompidos. Bastasse uma intervenção baseada nos princípios da sustentabilidade e seria possível manter as vagas de carros, as árvores e ainda construir a ciclovia. (Foto: Aida Franco de Lima)


Essa é a Avenida Paraíba em 12 de julho de 2021. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, em 15/06/2021 estava com 86,88% das obras concluídas. (Foto: Márcio Nolasco - Portal Bisbi)


Em virtude das infrações provocadas foi efetivado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, no último dia 24 de junho, em que o Município de Cianorte comprometeu-se a reparar o dano ambiental com o plantio de novas mudas de árvores, do seguinte modo:


25 mudas de Ipê Amarelo ao longo da Avenida Paraíba, sendo 15 mudas nos canteiros centrais e laterais do início da Avenida e 10 mudas nas calçadas ao longo da via, nos locais indicados.