Amigos de Patas pede socorro para consertar carro e continuar resgates de animais

Atualizado: Mai 1

Aida Franco de Lima – Professora universitária. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial (UEPG - PR); Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais (SENAC - EMBRATUR);Técnica em Vestuário (CEEP - PR); escritora (Série: Guardador de Palavras da Gabi).



Cachorrinha foi socorrida agonizando com o corpo coberto com piche (Foto: Divulgação)


Você já deve ter visto por aí, nas ruas de Cianorte - PR, uma camionete saveiro, verde, escrito o nome Amigos de Patas. É com esse carro que os voluntários da ONG – Organização Não Governamental faziam atendimentos de emergências a animais. Ocorre que o Canil municipal só presta socorro a cães ‘errantes’. Se um animal de uma família estiver agonizando e ela não tiver dinheiro para pagar um veterinário, ele vai morrer, caso não recebe ajuda de voluntários.


Após a tosa, as marcas de ferida pelo corpo... (Foto: Divulgação)


Sim, é desse modo que funciona. “Ah, mas esse povo de ONG só sabe pedir e quando precisamos de ajuda não aparecem...”. Bom, para tanta basta visitar a Página e verificar algumas das ações realizadas. Talvez, quando tenha pedido, estivessem prestando socorro a algum outro animal. Aliás, um problema seríssimo é com relação a atendimento a felinos, pois se ao menos um cachorro abandonado tem a possiblidade de receber um tratamento mínimo no canil, com gatos a situação é outra. O gato pode ser de rua e estar agonizando. O poder público NÃO atende.


Com amor e cuidados veterinários, ganhou vida nova (Foto: Divulgação)


O verbo fazer está no passado pois o motor do carro, que tem mais de 20 anos de estrada, e é emprestado por uma voluntária, fundiu no último dia 26. Assim, os resgates de animais tiveram que ser cancelados temporariamente. O valor orçado para refazê-lo é de 4.500 reais, e sem verba, o carro que está parado na mecânica JocéCar. Assim, quem sempre socorreu os animais dentro de suas possibilidades, agora pede socorro para continuar o trabalho. Nesse dia 03 os Amigos de Patas colocaram um comunicado em sua Página, com o seguinte teor:

Comunicamos a todos que desde o dia 26/02/2021 estamos com nossas atividades de resgates e socorros domiciliar paralizados pois o nosso veículo que é emprestado por uma voluntária fundiu o motor em um dos atendimentos, como a Ong não tem nenhum valor disponível para o conserto devido nossas altas dívidas não estaremos disponíveis para as atividades até que tenhamos uma solução. Agradecemos a compreensão. Qualquer dúvida: 44998877260