ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

CIANORTE, Alerta! Fevereiro pode ter "Dilúvio"! 216mm apenas em 07/02 conforme previsão.


Conforme previsão do tempo atmosférico, Cianorte no Noroeste do Paraná tem previsão de 216mm de chuvas apenas na segunda-feira 7/fevereiro. Se somar os dias da primeiras semana, total chega quase 300mm...


Se considerar apenas o dia 7/Fevereiro, próxima segunda-feira, o total de 216mm previstos são iguais a média histórica de todo mês de Janeiro dos últimos 30 anos. Ou seja, previsão indica que um dia terá chuvas equivalentes a 1 mês! Por isso o risco de "Dilúvio" no título.


Claro que algumas previsões podem errar, entretanto, caso se confirmem estes valores, os solos encharcados do acumulado de chuvas da semana pode saturar e desencadear alagamentos, fortes enxurradas nas ruas e avenidas impermeabilizadas e nas áreas íngremes, deslizamentos e erosões. Até mesmo construções estáveis podem ser afetadas pelo grande volume de águas previstas.


Fica então o alerta e a reflexão comparativa: O que será de Cianorte na primeira semana de Fevereiro? Será que situações como da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo com grandes volumes de chuvas em pouco tempo também vão desencadear problemas a nível de catástrofe? Rezemos que não!


"Que esta previsão esteja errada! Amém!"


Diante da crise climática global desencadeada pelas mudanças climáticas pelo modelo degradante da maioria das sociedades, reconhecer a interconexão e reprodução de fenômenos naturais cada vez mais fortes e anormais com nossas obras e interferências históricas é sinal de inteligência. Assim como degradamos e desequilibramos a Natureza ao longo dos últimos 300 anos, repensar e readequar nossos modos de vida e a prevenção são urgentes e possíveis!


Destacam-se as energias limpas e renováveis, o aumento dos reflorestamentos, inclusive expansão da arborização urbana como sistemas de defesas, bem como evitar queimadas, desmatamentos, poluição dos solos, águas e ar, evitar a impermeabilização dos solos, reduzir uso de matéria-prima fóssil como petróleo e carvão e reduzir a produção de lixo ajudam muito.


Por fim, fica o alerta e a esperança: Previsão "clima tempo" de 216mm de chuvas para 7/Fevereiro é perigo eminente! Que esta previsão esteja errada, Amém!

@profsta #profsta

Previsão Clima Tempo


Foto: Marcio Nolasco - Resultado das chuvas de início de Janeiro em Cianorte com apenas 22mm, tarde de 05/01 às 13:00hrs.


Vídeo: Redes Sociais - 05/01/22 13:00hrs, AV. Goiás - chuva de 22mm


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
6c1fbcee6a118df4a005a03243979426.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.