ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

Afinal qual era a cor de pele de Jesus? Tema de debate na TV Cultura

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Nesta sexta-feira (29) no Programa Estação Livre exibido pela TV Cultura foram convidados dois líderes religiosos. O tema do debate? A cor de pele de Jesus Cristo! Era mesmo branco, de olhos azuis e alto? Ou afrodescendente e baixinho?


Claro que a imensa maioria dos cristãos leigos prefere ficar a versão tal qual conhecemos, mas há séculos estudiosos discutem as origens de Jesus na tentativa de esclarecer de vez a aparência de Jesus. O tema divide até mesmo a Igreja não importando a corrente religiosa.


Voltemos ao debate na TV Cultura. Na mesa de discussão, o pastor Rodrigo Silva, o Frei David Raimundo dos Santos e o pai de Santo Sidnei de Xangô.


Para o Frei David, as igrejas cristãs tem uma dívida com os negros pela falta de representatividade. “O povo negro é humilhado nas religiões. É inaceitável que nós, afrodescendentes, sejamos mais de metade do povo brasileiro e não temos 5% de bispos negros”, comentou.


Quanto à cor de Jesus, o Frei ainda afirmou que ele não era branco e criticou as igrejas que compactuam com essa representação. “Isso não pode continuar. Cabe a nós, padres e pastores, combatermos e deixarmos a igreja nua, para ser verdadeira. Uma igreja que insiste em jogar um Jesus loiro não está a favor da verdade”.


Já o pastor Rodrigo Silva faz algumas ressalvas. “Eu tenho medo do meu trauma (com o preconceito) direcionar a luta contra o racismo [...] A construção do Jesus eurocêntrico não foi para desacatar os africanos, foi contra os judeus, porque ser cristão era não ser judeu”, explicou o pastor.


Rodrigo fez questão de afirmar que não nega o racismo, porque o próprio já sofreu com o preconceito, mas, de acordo com ele, não é o caso da imagem de Jesus. “A gente tem que tomar cuidado para não atribuir tudo ao racismo. Jesus não era negro, ele era judeu e o judeu não é negro”.




  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
6c1fbcee6a118df4a005a03243979426.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.