ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

Academia de Letras de Cianorte

Atualizado: há 6 dias


Hoje teremos na 5ª FLICIA a apresentação da Academia de Letras de Cianorte que será empossada pela senhora Lucrecia Welter Ribeiro, presidente da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná - ALCA, representando as instituições literárias do Estado.

São inicialmente 12 Neoacadêmicos na Academia de Letras de Cianorte: Izaura Varela, Quirino Ramos Maia, Jaqueline Placido Marcon, Ednéia Jacomini Cabeleira, Aida Franco de Lima, Daniele Fontana Trali, Laudenina Gallo, Valdecir Mariano, Tania Sydor, Simone Garcia, Cesar Kasuo Yasoyama e Lincoln Munhoz.

A iniciativa da criação partiu da Secretaria de Cultura de Cianorte através do secretário Rodrigo Severino de Jesus, que atendeu uma solicitação da presidente da Academia de Letras de Maringá, senhora Maria Eliana Palma e elegeu Lincoln Munhoz à missão de chamar os autores locais e os organizar oficialmente.

"Fizemos tudo de forma muito rápida e os acadêmicos colaboraram muito, todos estão muito felizes e animados", disse Lincoln Munhoz, primeiro presidente da Academia de Letras de Cianorte, fundada em 20 de Abril deste ano 2022, cuja presidência será bienal.

"A ideia deste biênio que serei o presidente é democratizar a literatura e as artes, buscar mais autores para integrar a nossa Academia e levar nossos autores e livros para as escolas municipais, estaduais e universidades", afirmou Lincoln Munhoz.

A Academia de Letras de Cianorte será composta por 30 cadeiras fixas. Para ser eleito ao rol de "Acadêmico das Letras de Cianorte" é necessário uma candidatura, e a Academia vai analisar as obras de relevância literária e social dos candidatos ou candidatas. Sendo aprovado dar-se-a posse ao novo acadêmico em cerimônia a ser agendada.

Sobre estes primeiros 12 membros fundadores, foi usado o mesmo critério...

Uma Academia de Letras é uma das maiores referências no mundo cultural de um lugar, pois simboliza o lastro cultural da sociedade, tem a condicão de desabrochar aspirações e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras.

Cianorte pode e deve premiar seus mais nobres escritores, dos livros, dos jornais, dos sites, das músicas, das artes e também aqueles discretos e essenciais, os Professores.

Parabéns Academia de Letras de Cianorte! Que as Letras nos afastem dos perigos, nos indiquem as verdades, nos despertem as esperanças, nos conduzam à ordem, contribuam ao progresso e nos permitam o prazer e o crescer.

@profsta #profsta




  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
193571704_1302887140109724_1950007704887399431_n.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.