ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

A Praça das Árvores Pregadas

Atualizado: 16 de jan.

Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos


Porque as regras e as leis não servem para todos?


Em meados de Dezembro de 2021 passado, estava na calçada bem em frente à Dalla Costa Multiloja, quando observei a abordagem de um Fiscal da Prefeitura de Cianorte, que estava em um carro Gol, adesivado como viatura de serviço público.


Este mesmo fiscal, abordou um jovem que estava literalmente pregando essas mangueiras de iluminação natalina em volta do tronco de uma árvore, bem no canteiro central da Av. Santa Catarina. A tal árvore estava em frente ao estabelecimento comercial onde esse jovem trabalhava e a pedido de seu superior, ele foi "pregar" a iluminação na árvore.


Neste mesmo momento o fiscal lhe avisou que não era permitido colocar (pregar) pregos nas árvores da cidade, pois as leis não permitiam e deu uma certa "bronca" no jovem, que constrangido, logo de imediato decidiu por não mais colocar (pregar) a iluminação na tal árvore...


Pois bem, me lembrei de imediato desse acontecimento, quando hoje, às 17:30 horas, passando pela Praça Raposo Tavares em obras me deparei com uma cena inusitada.


Foto Árvore 1: É isso mesmo, as estruturas de madeira para a cerca de alumínio em volta da obra, estão sendo PREGADAS nas árvores, isso pode?? Não seria esse caso comparado ao do jovem e a iluminação de natal que ele ia pregar na "sua árvore". Ou na obra pública pode pregar qualquer coisa nas árvores ?



Foto Árvore 2:


Estruturas de sustentação da cerca de alumínio pregada nas árvores.


Foto Árvore 3:


Esta foi a árvore que mais teve em seu tronco a sustentação de madeira e a cerca de alumínio pregadas.


Ao total temos 6 árvores pregadas para sustentação da cerca de isolamento da Obra NÃO SUSTENTÁVEL de revitalização da Praça Raposo Tavares.


Galeria das Pregadas:


Não vou questionar as leis ambientais, pois no estado do Paraná estamos vendo algumas coisas um tanto quando sem explicação lógica, como o caso das 172 Araucárias derrubadas e que esta sendo fonte de investigação pelo MP, Gaema e Gaeco. Mais como não entendo muito sobre pregar estruturas de obras em árvores, nem mesmo de iluminação natalina, vou ficar pensando quem esta errado nessa situação...


Uma coisa é certa, nesta obra, as árvores que não foram "ainda" derrubadas, estão como escora de sustentação pregadas. É assim que é....


Para Cianorte, as questões de SUSTENTABILIDADE devem ser ensinadas do básico, lá nas salas de aula, talvez nossos futuros adultos Cianortenses terão mais sensibilidade para as questões ambientais.


ps: Gostaria de encontrar aquele fiscal da PMC, do caso do Jovem e a iluminação natalina, quem sabe ele poderia explicar para a construtora ou para quem esta fazendo a cerca de isolamento na obra da praça, que não se pode pregar nada nas árvores!


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
6c1fbcee6a118df4a005a03243979426.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.