A bela Maringá completa nesta segunda-feira 74 anos

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Claro que o aniversário da Cidade Canção não está sendo como os maringaenses gostariam. Em razão da pandemia não está havendo a tradicional programação

festiva com atrações para todos os gostos. Nem por isto Maringá perde seus encantos.


Uma das cidades mais bem arborizadas do País. Com um planejamento urbano moderno consolidou seu status de metrópole, mas mantém encantos de cidade do interior.


Mas nesta singela homenagem vou me deter no Parque Ingá. Uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954.

No Parque do Ingá ainda existe a gruta de Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao então príncipe do Japão Akihiro e a esposa Michiko que visitavam a cidade naquele ano. Em 2014 foi inaugurado os novos pedalinhos sendo cinco imitações de caravelas e cinco cisnes, um parque infantil da área verde e uma lanchonete.

O entorno do Parque do Ingá possui uma pista de aproximadamente três quilômetros, onde moradores maringaenses fazem constantemente caminhadas em torno da reserva. Após a caminhada existe uma academia (ATI) onde pessoas podem cuidar da saúde.


Claro que não poderia deixar de citar a belíssima Catedral Nossa Senhora da Glória, uma das mais altas do mundo. Um dos cartões postais que orgulha os maringaenses.