ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

50% das japonesas dizem que o trabalho atrapalha o casamento

Por: Helena Ramon - Correspondente EUA

Tóquio – Uma pesquisa divulgada no ultimo dia 23/07, revelou que 50% das mulheres no Japão veem o trabalho como um estorvo para a vida de casada, expressando um velho problema do qual muitas delas reclamam, de ter que equilibrar o trato com o trabalho e com a família.

O levantamento feito pela B-Style Holdings Inc. aponta que 37,7% das entrevistadas afirmam que o trabalho é um obstáculo ao casamento, enquanto 10,9% afirmaram com todas as forças que isso ocorre de fato.

Em contrapartida, 38,8% não pensam que seja assim, e 14,6% asseguraram que o trabalho não atrapalha a vida matrimonial.


Outras 4% das entrevistadas não sabiam o que responder.

O levantamento foi feito entre 11 e 18 de maio, e divulgado em julho, com um questionário aplicado a 549 mulheres casadas.

A dependência do que cada um sente em relação a esse problema tem enorme reflexo na vida do casal. Por exemplo, 67,4% das mulheres disseram que a compreensão do marido quanto ao trabalho que elas executam aumenta seu nível de felicidade, mas ao mesmo tempo diminui sem essa compreensão.

Já 20,4% das entrevistadas garantiram que a sua felicidade "não muda mesmo que haja compreensão”, mas afirmaram que esse sentimento pode diminuir sem que haja a compreensão do marido.


Uma das entrevistadas, funcionária temporária com cerca de 40 anos de idade, afirmou que embora a mulher possa lidar com o trabalho e a vida de casada, fica mais difícil assumir as duas responsabilidades quando nasce um filho. "As mulheres precisam de algum tipo de apoio."

Outra, na faixa dos 50 anos, lembrou que o marido deve entender a situação de sua esposa. "Uma mulher não pode fazer o trabalho e o casamento funcionarem sem a compreensão ou cooperação de sua família."

Keitaro Kawakami, consultor do instituto de pesquisa, disse que um dos fatores mais importantes que afetam a felicidade conjugal é o quanto o marido ouve os desejos de sua esposa em relação ao trabalho.

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
NOVA1807 AD3.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.