top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

25 Dicas Para Cianorte ser Mais Sustentável


Diante da Audiência Pública sobre Meio Ambiente hoje na Câmara Legislativa de Cianorte, seguem algumas dicas de como proteger o Meio Ambiente e tornar nossa Cianorte mais Sustentável.

São 25 itens já registrados na Prefeitura de Cianorte sob protocolo 17691/2021, entregue em mãos ao prefeito Marco Franzato e Secretária de Meio Ambiente Daniela Carrara no dia 14 de Dezembro de 2021.

Os itens foram lidos, explicados e contam até com um "Parabéns pelas Sugestões!" assinado pelo próprio prefeito, como pode ser visto na foto final, no canto inferior direito.

Sugestões

1- Força tarefa para cumprir todo o encarte IV do atual e vigente Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde.

2- Atualização do Plano de Manejo precisa considerar e resgatar as obras e ações previstas no encarte IV do Plano de Manejo Original.

3- Atualização do Plano de Manejo precisa ser empírica, na práxis, não de revisão bibliográfica. Precisa de equipe multidisciplinar legalmente competente para pesquisas, análises e redação e de audiências públicas.

4- Divisão de gestão do Parque Cinturão Verde pode ser dentro da SEMMA, com corpo técnico especializado para gerir, prevenir e melhorar o Parque Cinturão Verde.

5- Zoneamento do Parque Cinturão Verde deve manter princípio de Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou seja, obras dentro, à margem ou que fragmentem o Parque devem ser replanejadas, pois o SNUC a vê assim: Unidade de Conservação e Proteção Integral permitindo apenas Pesquisa, Educação Ambiental e Preservação.

6- Toda intervenção dentro ou marginal ao Parque Cinturão Verde precisa de EIA-RIMA e de Audiências Públicas. Qualquer ato no Parque Cinturão Verde é de grande impacto ambiental, pois fere sua Proteção Integral e não há permissão legal (vide SNUC).

7- Projeto Parque Turístico Urbano Manduhí conforme propagandas e anúncios, está em desacordo com legislação federal, estadual e local atual, pois não se pode abrir obra no módulo Manduhí, seu zoneamento é de Recuperação. E é parte da Unidade de Proteção Integral. Não cabe flexibilização nem nova interpretação.

Sugestão: usar outras áreas como margens da PR323, fundos do Mercado Paraná, Terreno ao lado do Ceep, ou ao lado do centro poliesportiva João Bola (Av América Cianortinho), fazenda zona 5, Acrenorte … ? ...

8- Dissipadores dentro do Parque devem ser fortalecidos para frear velocidade e força das águas pluviais para evitar erosões.

9- Novas Rede de esgoto devem ser Marginais ao Parque Cinturão Verde em calçadas e ruas marginais.

10- Investigar despejos clandestinos ou extravasamentos de esgoto nas galerias pluviais e no Parque Cinturão Verde.

11- Implantar CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres - via ICMS Ecológico e demais recursos.

12- Reflorestamento com árvores nativas, frutíferas, silvestres e nas margens preferência a nativas floridas como Ipês, Jacarandás, Tipuanas, Sibipirunas, Acácias... intercaladas visando deixar ruas e avenidas que margeiam o Cinturão Verde sempre floridas.

13- Criar centro de Educação Ambiental e "Museu Ecológico" de visitação Turística com plantas, animais, fotos e vídeos em área marginal e/ou de expansão do Parque Cinturão Verde (sugestões de locais no item 7).

14- Desapropriar ou anexar áreas marginais e aumentar oficialmente a área do Parque Cinturão Verde para elevar corredor bioecológico e valores do ICMS Ecológico a receber (vide Lei da Mata Atlântica) e reconectar módulos via corredor de árvores nas Avenidas, ruas e praças.

15- Novas ligações urbanas (malha viária) devem focar viadutos ou contornos sem fragmentar o Parque Cinturão Verde.

16- Transferir a Biblioteca de Containners para local mais adequado com espaço de estacionamento (vide sugestões do item 13), pois não é acessível por estar em via de fluxo rápido e contrasta com o Parque Cinturão Verde.

17 – Encerrar depósitos de lixos e entulhos da Mãe Biela e da Rua Grajaú. Organizar local adequado para receber despejos.

18- Prefeitura e todas suas Secretarias, em especial SEMMA e COMMA devem exigir EIA-RIMA para toda e qualquer obra dentro ou marginal ao Parque Cinturão Verde (vide item 6).

19 – Implantar sistema de fiscalização do corte de árvores, volume de lenha e destino da lenha para preservar e recompor Arborização Urbana via sistema público e transparente. Priorizar Replantios de Árvores de espécies nativas e reduzir cortes por conveniência de publicidade ou obras, principalmente no centro comercial onde arborização reduz temperaturas, eleva conforto térmico, permite maior bem￾estar e permanência dos cidadãos nas ruas e avenidas, favorecendo comércios e serviços.

20- Fortalecer e ampliar viveiro municipal para recompor floresta, arborização urbana e frutíferas a população em geral.

21 – Priorizar espécies frutíferas em praças e margens do Cinturão Verde. Revogar Resolução do COMMA 02/2012 sobre corte de espécies frutíferas, manter proibição de plantio de exóticas e evitar cortes sem risco de queda.

22- Desenvolver novas campanhas de Educação Ambiental da Prefeitura/SEMMA ou em parceria com veículos de imprensa e entidades locais de modo físico e virtual para elevar pertença e valorização do Parque Cinturão Verde pela comunidade local, regional, nacional e internacional.

23 – Implantar passagem subterrânea de fauna silvestre na Av. Makio Sato, prometida, mas ainda ausente no projeto e na obra até agora.

24- Confirmar cancelamento definitivo da “rua pontilhada” que liga a rotatória da Av. Makio Sato com rua Laguna, sob risco de maior desmatamento e efeito de borda nocivo a fauna e flora da Unidade de Conservação.

25- Tornar Cianorte-PR uma referência de Desenvolvimento Econômico Sustentável, limpo, renovável com política ESG inédita e de potencial internacional na sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Por fim, mantenho diálogo aberto e disposição de contribuir com as análises e planejamentos que visem proteger, recuperar e desenvolver a proteção, preservação e desenvolvimento do Parque Cinturão Verde.

@profsta #profsta



sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page