ews-removebg-preview.png
5b6c7583841b95f989bba6e0f2a9e9a4.gif

200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Por: Marcio Nolasco - Gestor de Projetos

Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência.


A Independência do Brasil foi conquistada com um brado. Nossa liberdade, anunciada com uma exclamação.


Um jovem príncipe, do alto de seu cavalo, ergueu sua espada. Refletindo nela a luz do sol, ao som das águas do Ipiranga, ecoou a voz em forte grito. Pela força de sua coragem, derrotou os que nos aprisionavam. Com a ousadia de sua afronta, fez soberana a nossa nação.


O feito da Independência não foi uma batalha de um homem só: o chefe da nação era também o seu coração. Em seu ímpeto, estava a impulsão de sua esposa, o clamor de seus conselheiros, a virtude da gente brasileira e a aspiração das futuras gerações. A conquista permitiu que escrevêssemos a própria história, e esta premiou-nos com a nossa identidade.

Assim como até a espada de um príncipe se desgasta e demanda nova forja, a identidade de uma nação requer cuidados para se manter rija. Na bravura, que arde como brasa, se revigora o espírito patriótico que, um dia, apontando o céu, nos bradou a liberdade. Juntos a essa chama, são forjados os valores brasileiros.


Somos independentes quando não estamos submetidos a outros, quando temos domínio de uma trajetória e tomamos nós mesmos as nossas decisões.


Somos soberanos enquanto temos poder sobre nossas conquistas e permanecemos donos do nosso destino.


Somos livres porque realizamos as ações de nossa vontade, aperfeiçoamo-nos nas virtudes e progredimos no conhecimento do bem.


O brasileiro quer manter-se livre. Quer preservar a independência de seus valores, a soberania de seu lar, a liberdade de educar seus filhos. Soberania é ser livre — SOBERANIA É LIBERDADE.


A Independência de uma nação não se completa em um momento único da história, de forma que estaria garantida para sempre. Ela exige o esforço contínuo de ser conquistada e preservada em cada geração. Recordamos, portanto, neste ano de Bicentenário da Independência do Brasil, a nossa responsabilidade de assegurar à posteridade a Liberdade, a Soberania e a Independência que nos foram conquistadas e transmitidas pelos nossos antepassados. É nosso dever, e nossa honra.

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
Destaque
6c1fbcee6a118df4a005a03243979426.jpg

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores.